Gered repassa orientações sobre avaliação da aprendizagem e matrículas
O setor de Gestão Escolar da Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço reuniu na tarde desta sexta-feira, 10, gestores, assessores e assistentes pedagógicos das escolas da rede estadual dos sete municípios da regional, para orientações complementares de avaliação da aprendizagem neste ano e orientações para matrícula em 2018.
De acordo com a supervisora Inês Sabka, no processo de avaliação, deve-se levar em consideração o percurso formativo do aluno como os avanços em relação aos estágios anteriores da aprendizagem. Por esta razão a avaliação deve ser diagnóstica, contínua e inclusiva.
Durante o encontro, foram discutidas as ações para avaliação da aprendizagem no 4º bimestre, onde ficou estabelecido mapear as disciplinas com maior incidência de reprovação. Além disso, as instituições devem atuar de forma a fortalecer a ação democrática do Conselho de Classe.
Critérios que devem ser levados em consideração quando da avaliação da aprendizagem: Avanço em relação à apropriação de conceitos durante o ano letivo; Considerar o progresso qualitativo durante o percurso formativo; Colaboração nos diversos espaços pedagógicos de forma construtiva; Capacidade de estabelecer relações entre os conhecimentos cotidianos e científicos; Autonomia na realização das diversas atividades escolares; Demonstração de pró-atividade e iniciativas de protagonismo juvenil; Participação nos processos de discussão e reflexão crítica em sala de aula; Envolvimento nas atividades interdisciplinares; Capacidade de autoavaliação em relação ao seu percurso formativo; Observação do histórico do estudante considerando distorção idade/ano/série; A avaliação não deve ser restrita aos aspectos comportamentais e disciplinares.
Orientações para as matrículas
Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre o que deve ser levado em consideração para realização das matrículas para o próximo ano letivo, sendo: a legislação e as normas federais e estaduais da Educação Básica e Profissional; As diretrizes para a oferta de diferentes currículos na Educação Básica e Profissional, modalidades de ensino, programas e projetos; e o atendimento às diferentes situações que dizem respeito à organização curricular e administrativa da escola e aos programas e projetos que vem sendo desenvolvidos.
Período para novas matrículas
De 30/11/2017 à 11/12/2017 levantamento de demanda na Educação Profissional dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Para efetivação da matrícula dos estudantes os pais/responsáveis deverão apresentar obrigatoriamente a via original e fotocópia dos seguintes documentos do estudante:
A) Certidão de nascimento / carteira de identidade
B) Atestado de Frequência
C) Comprovante de Residência atualizado
D) 1 foto 3 x 4
E) Carteira de vacinação
F) Histórico Escolar ( no prazo de 30 dias)
Anexo fotos do encontro
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273