Policiais civis da ADR Timbó prestam homenagem à primeira delegada mulher do Brasil, sepultada nesta terça-feira
Foto: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó
Nesta terça-feira, 7, os policiais civis que atuam em municípios pertencentes à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, prestaram homenagens à delegada Lucia Maria Stefanovich, que faleceu e foi sepultada hoje, em Florianópolis, aos 69 anos. A ação ocorreu em todo o Estado e, em Timbó e Indaial, foram ligadas as sirenes das viaturas da Polícia Civil, em frente às Delegacias e os policiais fizeram um minuto de silêncio como forma de homenageá-la.
Doutora Lucia, como era chamada, foi a primeira delegada do país e a única secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, de 1995 a 1998. Segundo a Polícia Civil, ela é considerada a mulher que revolucionou a corporação no Estado, determinando a construção de delegacias, implantando o sistema digital e substituindo o armamento por pistolas .40, que eram exclusivas do Exército.
A delegada estava internada na UTI do Hospital Baía Sul, onde se recuperava de um AVC. O velório aconteceu durante esta terça-feira no cemitério Jardim da Paz e o sepultamento foi às 18h, no mesmo local. O Governo de Santa Catarina declarou luto em todo o Estado pela morte de Lucia Maria.
O governador João Raimundo Colombo também lamentou a morte da profissional. “A delegada Lúcia Stefanovich foi exemplar na sua atuação de mais de 40 anos na área policial e, mesmo aposentada, seguia atuando na Polícia de Florianópolis”, ressaltou o governador.
{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}