Imetro/SC fiscaliza automóveis com uso obrigatório de cronotacógrafos
O Instituto de Metrologia Legal de Santa Catarina (Imetro/SC), com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Policia Rodovia Federal (PRF) e Autopista Litoral Sul, realizaram uma operação de fiscalização de cronotacógrafos sem abordagem em veículos. A intenção foi verificar se automóveis de uso obrigatório deste instrumento estavam com certificados emitidos pelo Imetro dentro do prazo de validade.
A operação, que ocorreu na manhã da segunda-feira, 30, foi realizada em três regiões do estado: Tubarão (BR-101, Posto da Polícia Federal); Itapema (BR-101, praça de pesagem da Autopista Litoral Sul) e Xanxerê (BR-282, Posto da Polícia Federal).
Cronotacógrafo é o instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.
Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de dez lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo. As informações são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.
A consulta é efetuada com a ajuda de coletor de dados, equipamento que contém informações de placas do Brasil que possuem o certificado de verificação. Nesta operação, foram consultados 1.392 veículos. Destes, 166 estavam irregulares e foram devidamente notificados.
O objetivo do Imetro/SC é realizar com maior periodicidade este tipo de operação, colaborando com a segurança do trânsito nas estradas catarinenses.
Informações adicionais para a imprensa:
Instituto de Metrologia de Santa Catarina – Imetro
E-mail: imprensa@imetro.sc.gov.br
Telefone: (48) 3381-5212 / 3381-5240
Site: www.imetro.sc.gov.br