Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Santa Catarina vence regional...

Santa Catarina vence regional Sul e está na final do Prêmio Gestão Escolar 2017


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Santa Catarina avança para a etapa final do Prêmio Gestão Escolar 2017 que avalia as gestões na Educação Básica pública de todo o país. Na tarde desta terça-feira, 31, a diretora Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, de Ituporanga venceu a etapa regional, pelo Sul, sediada em Florianópolis com a participação de 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Além dos gestores, participaram do evento os secretários de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; do Distrito Federal, Julio Gregório Filho e do Acre, Marcos Brandão que coordena o prêmio no âmbito nacional. A etapa final ocorre em dezembro, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Realizado desde 1998, o prêmio contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país. “Todos os premiados até aqui são uma verdadeira demonstração de qualidade na rede pública de ensino. O que eles fazem inspira outros gestores, pais e alunos e solidifica um processo que é de evolução e busca de práticas sempre melhores para a educação”, destacou o secretário Eduardo Deschamps.

A seleção das escolas inscritas se dá em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, foram os responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no edital.

>>> Mais imagens na galeria

Nas etapas regionais, comitês contam com o auxílio de especialistas contratados pela Coordenação Nacional para avaliação das escolas. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indica a escola Referência Brasil.

Como premiação, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e “Referência Brasil”, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola “Referência Brasil”.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Em mais de duas décadas, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores. Participam escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.

Diretora de escola de Ituporanga representa Santa Catarina no Prêmio

Quem vai representar Santa Catarina na etapa final do Prêmio Gestão Escolar 2017 é a diretora Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, do município de Ituporanga e que atende mais de 600 alunos entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental. A escola também vencedora da etapa estadual foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas. A atuação em conjunto com a comunidade, que participa ativamente em todas as decisão da unidade, fez a diferença na escolha da escola.

Diretora da unidade desde 2015, Viviane destaca que a equipe de técnicos e professores unida foi o que tornou possível este trabalho de atenção e interação com a comunidade. “Temos uma equipe unida e determinada que desperta esse interesse coletivo em todos os processos desenvolvidos na escola, desde a implantação até a avaliação dos resultados. Independente do dia, do horário ou do tipo de trabalho, toda nossa equipe atua empenhada no sucesso da nossa escola e no bem estar dos nossos alunos”, comemora a gestora premiada.

Entre alguns dos destaques da instituição estão: a Gestão Pedagógica Participativa, que trata da atuação comunitária no planejamento das ações da escola, envolvendo assim pais e responsáveis não somente na resolução de problemas relacionados à aprendizagem ou indisciplina, mas também no cotidiano da instituição; a revitalização da biblioteca da escola que conta agora com um Cantinho da Leitura, iniciativa que busca tornar cada vez mais agradável o habito da leitura para estudantes de todas as idades; e Avaliação Institucional, realizada pela escola para verificar como os pais e comunidade escolar estão percebendo a escola, entre outros.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support