Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de São Miguel...

Regional de São Miguel do Oeste recebe formação para professores do novo ensino médio técnico da Secretaria de Estado da Educação


Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Miguel do Oeste recebe nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, os professores que atuam no curso de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP), técnico em informática. Os profissionais das ADRs de São Miguel do Oeste, Concórdia, Dionísio Cerqueira e Laguna participam de mais uma etapa da formação continuada sobre o projeto que tem quatro escolas com uma matriz curricular diferenciada. O curso é realizado no auditório da Gerência de Educação.

Este é o quarto encontro da formação de 80 horas/aula. As outras etapas aconteceram em fevereiro, junho e julho, em Florianópolis. Os professores concluem o curso com o Seminário, que será realizado em novembro, e outras 12 horas de aulas a distância. Além dos técnicos da SED, os coordenadores pedagógicos da Fiesc também ministram nos dois dias de formação em São Miguel do Oeste.

“A parceria com o Fiesc é muito importante, pois eles já têm uma caminhada no ensino médio técnico. É uma troca de experiências com os professores que estão na ponta e precisam da formação que não apenas repassa o que há de novo, mas também avalia o que está dando certo”, comenta a técnica da diretoria de Gestão da Rede Estadual, Janice Bunn. Entre os assuntos abordados estão: o diagnóstico do projeto; a metodologia Senai de educação profissional; as situações de aprendizagem; a plataforma Moodle; o Google Drive; a sala web; os conceitos e conteúdos das ementas das disciplinas e a avaliação dos primeiros bimestres do ano letivo.

A educadora Odete Aparecida Machado da Silva Dannebrock trabalha há sete anos com o ensino médio técnico. Para ela, a formação contribui com o desempenho didático em sala de aula. “Sem o conhecimento que adquirimos aqui, não temos a mesma visão de diversidade. E hoje é isso que temos nas escolas. Uma diversidade cultural, de gênero, de disciplinas e de experiências”, afirma a professora que dá aulas de português e inglês na EEB Olavo Cecco Rigon de Concórdia.

Odete comenta que percebe os alunos mais conectados com o curso pelo ensino a distância. “Ele chega em casa e pode continuar estudando e permanece ligado ao técnico. É um projeto sendo alterado e, como toda mudança, precisa de ajustes, mas já é perceptível a melhora com os estudantes mais atentos e com profissionais preparados, com didática de ensino e mudando a forma de avaliar o aluno”, conclui.

Sobre o novo curso

Em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), Itaú e Fiesc, os alunos estão frequentando um curso com 3.264 horas aula, sendo que desse total, 224 são a distância por meio de plataformas virtuais gratuitas. “A política nacional tem o objetivo de trazer um ensino médio mais significativo para a vida do aluno, cruzando a disciplina técnica com a matéria básica”, explica a técnica Janice.

A matriz curricular diferenciada inclui 22 disciplinas e atividades desenvolvidas com o propósito de atrair os jovens (clubes de estudo e oficinas recreativas). O uso de tecnologias educacionais também é um ponto forte do projeto. As disciplinas estão nas seguintes áreas do conhecimento da base comum: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática; e da parte diversificada: Informação e Comunicação.


Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste