Gerência Regional da Saúde de Chapecó promove capacitação e orientações na Semana Nacional de combate ao Aedes aegypti
A gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó está engajada na Semana Nacional de Mobilização para combate do Aedes aegypti. O movimento começou na segunda-feira, 23 e termina em 27 de outubro. As ações envolvem os 39 municípios de abrangência da regional de saúde, com ações de orientações à população e treinamento dos profissionais.
Cada município está sendo responsável por ações de combate ao mosquito, seja por meio de mutirões de limpeza, seja por panfletagem. De acordo com a bióloga Deyse Angelini, coordenadora do setor de Zoonoses da Gerência Regional de Saúde de Chapecó, este é considerado o período pré-epidêmico, por isso são recomendadas mais ações de controle, para diminuir a quantidade do mosquito. “Dessa forma conseguimos melhores resultados no verão, antecipando neste momento o trabalho de limpeza, remoção de criadouros e inspeção de caixas, calhas e cisternas”, explica.
Segundo a gerente Regional da Saúde, Mariza Damo, 26 dos 39 municípios da abrangência estão infestados com o Aedes aegypti, isso é, têm manutenção ou disseminação do mosquito. “A região Oeste tem a maior quantidade de municípios infestados, fato que requer atenção, pois a probabilidade de casos da doença, dengue, Chikungunya e zika é maior”, destaca.
Ações
Nesta semana os agentes de endemia e saúde da região estão em treinamento. “Estamos reforçando as noções sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o ciclo de vida e hábitos do mosquito. Ações de vigilância, controle, utilização de inseticidas e uso dos equipamentos de Proteção Individual também estão sendo repassadas”, destaca Deyse Angelini. O treinamento é realizado pela gerência no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, nos dias 23,24,25 e 26 de outubro das 8 às 12h e das 13h às 17h.
Na próxima sexta-feira, 27, a gerência Regional de Saúde de Chapecó participa das atividades educativas em parceria com a Prefeitura de Chapecó na Praça Coronel Bertaso. “Nosso setor de zoonoses estará presente levando mais informações para a população, este trabalho de vigilância deve ser permanente em conjunto com a população”, destaca a secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo.
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}