Aumento expressivo no número de focos de Aedes aegypti e de municípios infestados causa preocupação na região de São Lourenço
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está alertando todas as regionais do estado para o aumento expressivo de focos e municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti. A Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço compreende sete municípios e todos integram a lista dos mais infestados de Santa Catarina. “Embora o Governo do Estado e municípios estejam desenvolvendo há um tempo considerável campanhas de conscientização da população com a divulgação de medidas para evitar a proliferação do mosquito, não se tem observado significativa diminuição de focos”, conta a gerente regional de Saúde, Patricia Conteratto.
Na próxima quarta-feira, 25, a Secretaria de Estado da Saúde promove, na Capital, uma entrevista coletiva para divulgar a intensificação das ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A coletiva será na Sala de Situação Estadual para o combate ao Aedes aegypti, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Defesa Civil, Exército, Secretaria de Estado da Educação, Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Ações na região
A gerente Patricia salienta que uma comissão de combate à dengue foi formada na região (cumprindo com o que prevê o Decreto 1.079/2017), integrando representantes dos órgãos estaduais. “Já solicitamos agendamento para que uma bióloga da Secretaria de Estado da Saúde realize uma capacitação com esta equipe que atuará reforçando as ações para combater a proliferação do mosquito”, reforçou ela, adiantando que o treinamento deve acontecer em breve.
A gerente ressalta também que uma mobilização nacional acontece nesta semana – de 23 a 27 de outubro. Segundo Patricia, Santa Catarina aderiu à mobilização e está intensificando as ações.
{article Juliana Balotin – ADR São Lourenço do Oeste}[text]{/article}