Educação da Regional de Itapiranga obtém premiação e importante reconhecimento durante evento em Florianópolis
Alunos, professores e escolas são premiados por trabalhos que promovem o combate ao Aedes aegypti. Os secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o adjunto da Saúde, Murillo Capella, entregaram na manhã desta segunda-feira, 23, na Fiesc, em Florianópolis, o Prêmio Educação e Saúde: I Concurso Escola Promotora de Saúde – Todos Contra o Aedes aegypti. Foram premiados os trabalhos de destaque. A gerente regional de Educação da ADR, Marina Bianchi, e a diretora da EEB Cristo Rei, Andreia Hackenhaar, prestigiaram o evento.
A EEB Cristo Rei, de São João do Oeste, obteve a segunda colocação por meio do Projeto “Vamos juntos vencer o mosquito Aedes Aegypti”, que teve como professor orientador Vandoir Oeschsler e envolveu os alunos Rosemara Reichert, Rafaela Tamara Reinehr, Ronaldo Birk, Karoline Schutz e Cristiane Hackenhaar.
Na sequência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, concedeu o Diploma Menção Honrosa pelo trabalho prestado à Educação aos professores catarinenses selecionados, pelo Ministério da Educação, para recebimento, em Brasília, do Prêmio Professores do Brasil. Destaque para o professor, Marcos Fiorentin, da EEF Padre João Rick, de São João do Oeste. Ele teve o reconhecimento por meio do projeto Infodrone: Sensoriamento Remoto como Ferramenta Pedagógica em Escola do Campo.
De acordo com o integrador educacional da ADR e coordenador do Nepre, Nilton Renz, Todos Contra o Aedes Aegypti foi tema desta primeira edição do concurso, lançado em agosto de 2016 pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Segundo ele, toda a comunidade escolar da rede pública foi convidada a participar com projetos que colaboraram para a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus.
“Na etapa microrregional da ADR Itapiranga, tivemos a classificação de dois projetos para a etapa estadual. Um projeto pedagógico da EEF Padre João Rick e um projeto audiovisual da EEB Cristo Rei. A avaliação dos projetos foi efetuada por uma equipe de profissionais da educação que atuam na Gerência Regional de Educação de Itapiranga”, afirmou.
O professor Nilton explica que, durante a avaliação final dos trabalhos realizada na SED, sete profissionais julgadores das pastas da Saúde e Educação classificaram todos os trabalhos de acordo com critérios que variaram desde o impacto visual até o nível de reflexão e discussão sobre mudanças de atitudes e práticas ambientais que foram promovidas pelas equipes no ambiente da comunidade escolar.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}