Apresentado projeto do Criatório da Cavalaria da PM em Indaial
Foto: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó
A Polícia Militar (PM) promoveu a apresentação do projeto de instalação do Criatório da Cavalaria da PM em Indaial, município pertencente à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. O evento, realizado na Associação Empresarial de Indaial (Acidi), na noite de quinta-feira, 19, teve o objetivo de esclarecer as dúvidas da comunidade sobre o trabalho de desenvolvimento com os cavalos.
Dentre as autoridades, estiveram presentes o comandante do Regimento da PM Montada, tenente-coronel Marcos José Besen, chefe da Seção Técnica do Regimento da PM Montada, capitão Fernando Jahn Bessa, comandante do 10ª Batalhão da PM de Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante da Guarnição Especial da PM de Indaial, major Átila Tiago Royer, gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da ADR de Timbó, Rodrigo Storino, representando a secretária executiva Lúcia Steinheuser Gorges, vice-prefeito de Indaial, Zelir Nezi, presidente da Acidi, Harrybert Howe Junior, e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Timbó, Ana Lúcia Zemuner.
Durante o evento, o tenente-coronel Besen e o capitão Bessa fizeram a apresentação do projeto do Criatório da Cavalaria da PM (Coudelaria) em Indaial e afirmaram que as instalações, no Bairro Warnow, em uma área de 250 mil metros quadrados, já estão sendo reformadas e revitalizadas para a chegada das éguas e potros do regimento.
A Coudelaria já ocorre na cidade de São José, mas devido ao espaço limitado, dez matrizes (éguas), 18 potros e um garanhão serão trazidos para Indaial. Além dos animais, o projeto contará com o trabalho de profissionais experientes na área. “Hoje, a Coudelaria não tem capacidade para atender a demanda de todo o estado e muitos animais precisam ser comprados por meio de licitação”, explica capitão Bessa. Com o projeto em Indaial, a PM pretende conseguir aumentar a produção do Criatório da Cavalaria, com a meta de produzir dez potros ao ano.
“A instalação da Coudelaria em Indaial será um grande ganho para a Segurança Pública, não só na cidade de Indaial, mas em toda a região”, afirma o major Átila. Inicialmente, o projeto visa a criação dos cavalos, mas pretende-se trabalhar, em breve, na área da educação, envolvendo as crianças e esses animais, no sentido de possibilitar uma aproximação ainda maior com a comunidade. Além disso, a médio e longo prazos, a PM pretende ativar um quartel da Cavalaria em Indaial para atender todo o Médio Vale do Itajaí.
“Para que a Coudelaria inicie as atividades em Indaial, é preciso concluir a reforma e revitalização do espaço, bem como aguardar a vinda do efetivo que irá atuar no projeto”, explicou o tenente-coronel Besen.
{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}