Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Professora e alunos recebem...

Professora e alunos recebem menção honrosa por trabalho que incentiva alimentação saudável


Foto: Divulgação / SED

O incentivo ao consumo de alimentos saudáveis se torna multiplicador quando a prática é levada ao ambiente escolar. Essa é uma das propostas do projeto ‘Compotinho: o potinho da compostagem’ da professora Euclídia Cunha Dalsasso que recebeu menção honrosa da Secretaria de Estado da Educação (SED) nesta quinta-feira, 19.

A homenagem, pensada em conjunto ao Dia do professor, 15, e ao Dia Mundial da Alimentação, 16, foi apresentada aos servidores da pasta juntamente com os alunos João Gabriel da Maia e Victória Gomes do 4º ano da EEB Getúlio Vargas, de Florianópolis, que também foram homenageados.

Há quatro anos, quando Euclídia assumiu as atividades na escola, o espaço da horta já existia, porém estava desativado. Com a paixão pela educação alimentar e por ações voltadas ao meio ambiente, colocou em prática a ideia de revitalizar o espaço em um ambiente educativo para aulas práticas. Inicialmente, começou com duas turmas, cerca de 50 alunos, porém com o sucesso do projeto, hoje 260 estudantes participam de atividades semanalmente na horta.

Para homenagear a professora pela iniciativa, a secretária adjunta da Educação, Elza Moretto, e a equipe da Gerência de Alimentação Escolar, entregaram menção honrosa à Euclídia e aos alunos por representarem os colegas na apresentação do trabalho aos servidores. “Ver o empenho e a metodologia de ações como essa traz muito orgulho para a educação de Santa Catarina. São sementes que estão sendo plantadas que irão refletir no futuro de todos”, parabeniza.

Para a docente, a horta escolar é um laboratório de aprendizagem de muitos valores, além do contato e do conhecimento com o processo de plantio e cultivo e dos benefícios da alimentação saudável, há o exercício prático de conscientização sobre a separação do lixo, tudo de forma multiplicadora. “Jamais faremos educação sem ação, nosso objetivo será sempre mostrar o que é melhor para eles com todo o empenho possível. E todo esse trabalho é muito gratificante, estou bastante orgulhosa e agradecida pelo reconhecimento”, enaltece. 

Espontâneos e desinibidos, os estudantes João Gabriel da Maia e Victória Gomes demonstraram total domínio do assunto nas explicações sobre os benefícios das atividades desenvolvidas no projeto. O mascote da ação, o Compotinho, foi encenado por João que se caracterizou para abordar e chamar atenção de quem parava para assisti-los. Victória, a frente das explicações, se emocionou durante a apresentação. “Eu nunca mais vou esquecer este projeto. Muitas coisas mudaram e eu me sinto feliz em poder fazer parte disso”, finaliza Victória.

* Texto: Dafnée Canello / SED
{article Edinéia Rauta – Educação}[text]{/article}