Escolas estaduais usam tecnologia para o controle da merenda
Desde o início de outubro, três escolas estaduais da regional de Quilombo têm adotado uma nova ferramenta para controlar a quantidade de refeições feita pelos alunos. Na EEB São Luiz de União do Oeste e na EEB Prof.ª Jurema Savi Milanez e no CEJA de Quilombo, agora os servidores da unidade fazem uso de um tablet equipado com um aplicativo para gerir com mais precisão a merenda escolar.
Na escola Jurema, por exemplo, antes os alunos utilizavam fichas, que eram entregues na fila para a refeição. Agora, cada estudante possui uma carteirinha com QR Code, que é identificado pela câmera do tablet e cada refeição fica registrada no sistema, inclusive as repetições. Assim é possível que a escola controle mais precisamente o valor a ser repassado para a empresa fornecedora da merenda, avalie como os estudantes tem se alimentado e também corrija excessos.
A assistente de educação Nelsi Garbin Valcaringhi participou da capacitação realizada pela Secretaria de Estado da Educação para utilizar o aplicativo e é a responsável por acompanhar a fila para o lanche. Ela verifica a leitura da carteirinha de cada estudante e autoriza ou não a refeição, conforme necessário. Ao fim dos intervalos, os dados do aplicativo são cruzados com o Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SISGESC) e ficam à disposição dos gestores.
“Tem dado um pouco mais de trabalho, mas precisamos evoluir. Nós implantamos essa mudança acompanhada por todo um trabalho de orientação e conscientização dos alunos sobre alimentação saudável e controle nutricional. Fizemos uma demonstração da porção de alimento que cada aluno deve ingerir em cada refeição”, relata Nelsi.
Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo