Notificação de foco do Aedes aegypti na ADR Videira alerta para cuidados
Foto: Josiane Zago/ ADR Videira
O Laboratório de Entomologia da Gerência de Saúde da Agência Regional (ADR) Videira identificou larvas e notificou o primeiro foco do mosquito Aedes aegypti do início da primeira, na regional, localizada no Bairro Industrial de Caçador. Foram 10 larvas coletadas e examinadas e as 10 confirmadas como sendo do mosquito.
Para a gerente de saúde, Fabiana Moraes, o Laboratório de Entomologia, recentemente aberto na regional, contribui para a celeridade desse processo. Antes a verificação era feita em Joaçaba. Segundo a coordenadora do programa de combate à dengue, Bruna Rodrigues, a identificação de larvas é um sinal para redobrar a atenção “Estamos entrando nos períodos mais quentes do ano e temos que redobrar a nossa atenção para evitar a proliferação desse mosquito. Nossa equipe está preparada, porém precisamos do engajamento da comunidade”.
As larvas foram coletadas em armadilhas colocadas no Bairro Industrial de Caçador. O agente de campo, em sua rotina semanal, coletou as larvas e levou para o Laboratório. No local, a bióloga Luciéli Zago, analisou.
Com essa identificação, os agentes de epidemiologia do município passam a investigar novos casos em um raio de 300 metros quadrados de onde a larva foi localizada. Com essa varredura, o objetivo é identificar novos casos, bem como, evitar a proliferação do mosquito.
“É preciso desenvolver medidas permanentes para o controle do mosquito, durante todo o ano, a partir de ações preventivas que objetivem a eliminação de focos do vetor. Essa ação depende sobretudo do empenho da população. Nós, agentes de saúde, estamos orientados, capacitados e prontos para atuar, porém precisamos de todos”, finalizou.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira