Regional de Dionísio Cerqueira conta com Serviço de Atendimento Educacional Especializado na EEB Theodureto
Foto: EEB Theoduretto/Divulgação
Buscando uma educação inclusiva e que consiga atender as demandas dos alunos que necessitam de atividades especiais, a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina descreve como Educação Especial a modalidade de ensino responsável pelo atendimento às Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), no âmbito da escola.
Assim, a partir deste ano, a EEB Dr. Theoduretto Carlos de Farias Souto em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira foi contemplada com uma sala de Altas Habilidades e Superdotação.
O objetivo do trabalho é identificar e atender alunos com Altas Habilidades/Superdotação que, assim como os alunos com deficiência e condutas típicas, também definem o público alvo da educação especial, resguardados por leis e que devem receber atendimento educacional especializado visando seu pleno desenvolvimento.
Segundo as Diretrizes Nacionais de Educação Especial para Educação Básica, os alunos com AH/SD são aqueles que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os leva a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes. Nessa perspectiva, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), fundamenta suas ações nos princípios filosóficos que embasam a Educação Inclusiva.
A responsável por coordenar assuntos relacionados à educação especial na ADR de Dionísio Cerqueira, Joeldes Taube destaca que a identificação dos superdotados pode se destacar em várias áreas do conhecimento, sendo elas: acadêmica, criativa, liderança, artística, psicomotora e motivação. “A identificação deste público foi fruto da observação dos professores em sala de aula. Os alunos que se destacaram foram encaminhados à equipe pedagógica que através de questionários, avaliações pedagógicas e psicológicas chegaram a um indicador”.
A EEB Dr. Theodureto conta com profissionais especializados em Educação Especial com uma sala adaptada com materiais de multimídias e acesso à internet. A equipe pedagógica é composta pela professora Luciane Zanini e pela orientadora Andréia Luiza Vivan.
Com os alunos, são desenvolvidos projetos temáticos incentivando a realização de pesquisas e atividades práticas, buscando a interdisciplinaridade entre os conteúdos estudados.
Atualmente os alunos do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede) estão trabalhando o tema “como tomar um banho saudável para o corpo e para o bolso”. Dentre as tarefas já realizadas, os alunos aprenderam a fazer sabonetes caseiros, estudaram sobre bactérias relacionadas à falta de higiene, e visitaram a estação de tratamento de esgoto da Casan em Dionísio Cerqueira. “Na VIII Feira Regional de Ciências e Tecnologia que aconteceu em Dionísio Cerqueira a turma de Altas Habilidades e Superdotação conquistou o terceiro lugar no ensino fundamental, apresentando os trabalhos desenvolvidos ao longo desse projeto”, destacaram as professoras.
{article Manoely Dias Cogo – ADR Dionísio Cerqueira}[text]{/article}