Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Regional de Ibirama será...

Regional de Ibirama será a primeira do estado a implantar controle automático da merenda em todas as escolas estaduais


Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

A Regional de Ibirama, que é composta por nove municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí, deve ser a primeira de Santa Catarina a implantar o controle automático da merenda através de QR Code em todas as escolas estaduais. Atualmente três unidades já utilizam o novo sistema piloto e uma outra está iniciando o processo, mas a previsão é de que até o final de outubro todas as instituições de ensino estaduais tenham aderido à mudança.

Para que iniciem o uso do novo sistema representantes das escolas já passaram por uma capacitação na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, e de acordo com a supervisora de Articulação com os municípios da Gerência Regional de Educação, Isolânia Wippel, puderam ver que a novidade na contagem só traz benefícios, que vão muito além da agilidade na hora das refeições e da transferência automática de dados para o Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc).  

Ela revela que nas escolas onde a tecnologia já substituiu a contagem manual, o custo com a merenda reduziu de 20% a 30%. “As escolas que passaram a utilizar o aplicativo de contagem já tiveram em média essa redução, mas nossa preocupação não é apenas com economia e sim se o aluno está se alimentando bem ou não, se a comida tem sido suficiente e uma série de fatores”, completa.

Isolânia esclarece que ao contrário de boatos que circulam pela internet, o novo sistema não impede que o aluno repita a merenda. “O aluno pode repetir normalmente e pode comer duas porções de alguns alimentos como carne e laticínios, já os demais alimentos são totalmente liberados. O importante é ressaltar que todo o cardápio e a quantidade adequada  foi definida por profissionais de nutrição, pensando em oferecer uma alimentação saudável para crianças e adolescentes.”

Experiência positiva

Nas escolas da Regional de Ibirama que já utilizam as carteirinhas com QR Code e tablet a experiência tem sido bastante positiva. A Assistente de Educação da EEB Bernardo Muller, de Presidente Getúlio, Marisa Hawerroth Heinzen, conta que a escola aderiu a mudança em agosto e destaca que o novo sistema facilitou bastante o controle da merenda e lançamento. “Os próprios alunos se sentiram atraídos e gostaram bastante. Tem facilitado muito.”

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support