Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Estudantes da EEB Nilton...

Estudantes da EEB Nilton Kucker conhecem programa ID Jovem

A EEB Nilton Kucker,  localizada, em Itajaí, sediou nesta sexta-feira, 22, o lançamento do ID Jovem, programa do Governo Federal. Por meio de aplicativo para celular disponível para as plataformas Android, Windows Phone e IOS, os estudantes, entre 15 e 29 anos, de baixa renda, obterão benefícios como a isenção do pagamento de taxa para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), direito à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como salas de cinema, teatro, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, de esporte, em todo território nacional, promovidos por entidades públicas ou particulares. O programa atenderá 3532 alunos de escolas de Itajaí.

Os estudantes também poderão utilizar transporte interestadual de maneira gratuita, ou com desconto de 50%, caso não existam vaga gratuitas disponíveis. Participaram do evento, representantes do Governo Federal, Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, prefeitura e Câmara de Vereadores de Itajaí.

A gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, ressalta a importância do programa. “O ID Jovem é ferramenta que vai estimular os jovens a participarem de eventos culturais e esportivos. Ficamos gratificados pela escolha da EEB Nilton Kucker, que tem o maior número de alunos no ensino médio do município”, destacou.

O estudante que deseja solicitar o benefício deve ter entre 15 e 29 anos e renda mensal familiar de até dois salários mínimos. O jovem precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

Caso atenda os pré-requisitos o jovem poderá gerar um cartão ID Jovem Virtual por meio de download gratuito nas principais lojas virtuais de aplicativos para smartphones (Android, IOS e Windows Phone), inserindo os dados de acordo com o CadÚnico. Também poderá ser feito através do site www.caixa.gov.br. Após o cadastro deve-se solicitar a geração do cartão virtual, que ficará disponível mesmo em modo offline por até 30 dias. Pelo site o processo é semelhante. Após o cadastro, o cartão deve ser salvo como imagem e impresso para utilização. Para obter os benefícios do cartão o jovem deve apresenta-lo junto com documento oficial de identificação com foto.
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}