Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Escola de Corupá comemora...

Escola de Corupá comemora 60 anos de figueira no Dia da Árvore


Foto: Ana Cenatti/ADR Jaraguá do Sul

A figueira plantada há exatamente 60 anos na Escola Teresa Ramos, de Corupá, ganhou, nesta quinta-feira, 21, uma homenagem dos professores, ex-professores, diretores, alunos e ex-alunos.

A professora Marilei Silveira de Abreu, autora do livro A Figueira, contou a história do seu livro e se emocionou ao final da apresentação. “Fui convidada a escrever um livro por meio do projeto Preservar é Amar e uma colega deu a sugestão de escrever sobre esta árvore, que já fez parte da história de muitas famílias que passaram por aqui. O livro é uma literatura infantil baseada em dados reais”, falou. Marilei é professora na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira.

O aluno do oitavo ano Mateus Jurandir de Souza Antonieta, 14 anos, falou que, a partir de hoje, a árvore passou a ter um significado maior pra ele. “Todos da minha família estudaram aqui, mas eu não conhecia a história como conheci hoje, foi uma grande homenagem para a árvore que está estampada nas nossas camisetas”, declarou.

Todos os alunos presentes, da Escola Teresa Ramos e também de quatro escolas municipais, cantaram parabéns para a figueira e, depois, deram um abraço simbólico, representando o cuidado e preservação deste símbolo de grandeza da escola.

“Esta árvore tem um significado muito grande para todos nós, é a sua beleza, a sombra, os pássaros que ficam em seus galhos, é realmente um marco que traz beleza e vida para a escola”, finalizou o diretor Lírio Lanznaster, que trabalha na unidade há 12 anos.

A figueira é do gênero Ficus, um dos maiores do reino vegetal, e foi plantada em 1957 pelos alunos do Clube Agrícola Alberto Torres, orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida por Leopoldo Seidel. 

Projeto Preservar é Amar

O projeto foi criado e é mantido pelo Grupo Lunelli há 14 anos, com o apoio de parceiros, atua nas áreas de Cultura, Educação e Meio Ambiente. Os livros são distribuídos para os alunos da rede municipal em troca de material reciclável. 

{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}