Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Fórum em Balneário Camboriú...

Fórum em Balneário Camboriú promove releitura crítica das políticas de educação ambiental em SC

Balneário Camboriú sedia o 9º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e o 4º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, até a próxima quarta-feira, 20. Entre as instituições que promovem estão a Univali e a Unifebe. Com o tema Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: Repercussões da política (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), o fórum visa fortalecer a diversidade da educação ambiental no Brasil, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançados.

O Governo de Santa Catarina é representado pela Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fundação Estadual de Meio Ambiente (FATMA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Alunos, professores e gestores da rede estadual estão envolvidos nos debates proporcionados pelas mesas-redondas, jornadas temáticas, oficinas e rodas de conversa, com ações desenvolvidas em diversos ambientes da Univali, espaços públicos e centro de convenções do Sibara Flat. 

Nesta terça-feira, 19, na EEB Maria da Glória Pereira, das 14 às 17h30, será realizada oficina sobre o tema “A potência do sagrado feminino na educação ambiental”, pela professora da Univali, Patricia Ingrasiotano. A escola fica na Rua 3450, nº 367, no Centro. O gerente regional de Políticas Urbanas e Rurais, Osvaldo Ramos Filho, participará do encontro. Nesta terça-feira, durante todo o dia, alunos da rede estadual participam de atividades do fórum e fazem tour cultural no Parque Unipraias e Parque Ecológico Raimundo Malta. 

Entre as diversas atividades, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, fará audiência pública sobre a Política de Educação Ambiental no Estado, nesta quarta-feira, 20, no Hotel Sibara Flat e Convenções, na Avenida Brasil, 1500, a partir das 8 horas. Serão discutidas ações e processos participativos da educação ambiental em todos os municípios do Estado.

Também será apresentada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável, a organização de 10 grupos de trabalho que atuarão nas 10 microrregiões hidrográficas de Santa Catarina. A gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, representará a Secretaria de Estado da Educação. 
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}