Encontro da Câmara Temática de Saúde da região de fronteira aconteceu em São Lourenço
São Lourenço do Oeste sediou na quinta-feira, 14, encontro da Câmara Temática de Saúde do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira – NFSC. A reunião aconteceu no anfiteatro da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e reuniu 10 representantes da Saúde de municípios do Oeste e Extremo-Oeste catarinense que integram a Câmara Temática. Em pauta, fortalecimento das ações em saúde na região fronteiriça e identificação de problemas.
A coordenadora da Câmara Temática de Saúde, Beatriz Soares, enfatizou também durante o encontro, a importância de ações para reforçar a preservação da saúde dos catarinenses em decorrência da implantação do corredor do milho, que visa trazer grãos da Argentina e Paraguai para Santa Catarina a fim de reduzir custos com transporte já que até então, os grãos são provenientes da região Centro Oeste, em especial o Estado do Mato Grosso. “É necessária a discussão de estratégias para a prevenção de doenças que possam chegar até o nosso Estado, oriundas de outros países” – diz.
Sobre o Núcleo da Faixa de Fronteira e Câmaras Temáticas
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.
O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).
A Faixa de Fronteira
A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.
{article Juliana Balotin – ADR São Lourenço do Oeste}[text]{/article}