Epagri trabalha importância da água para bovinos de leite em Timbé do Sul
A Epagri de Timbé do Sul, em parceria com a Secretaria de Agricultura, promoveu uma reunião sobre a importância do manejo da água para bovinos, na propriedade do produtor Edson Pezenti, onde estiveram presentes agricultores que criam bovinos de leite.
A reunião foi conduzida pelo extensionista, engenheiro-agrônomo Filipe Kinalski. Segundo ele o fornecimento de água para os animais é de grande importância principalmente para vacas em lactação, fase de maior consumo. “A água é o alimento de maior necessidade quantitativa para o bovino leiteiro, pois o leite contem em média 87% de água e como regra prática, uma vaca leiteira necessita em média de 4 litros de água para produzir 1 kg de leite. Sendo que seu maior consumo é observado após as ordenhas, quando podem representar de 40% a 50% do consumo diário total. Logo o espaço após a ordenha é o melhor local para instalação de bebedouros”, explica Kinalski.
O extensionista destaca que deve ser dada atenção aos critérios da fonte de água para o fornecimento, bem como à qualidade, pois são fatores que influenciam a ingestão desse nutriente e estão ligados com diversos fatores que influenciam no bem-estar animal e na produtividade. A água oferecida aos animais deve ter a mesma qualidade e aparência da considerada adequada para o consumo humano.
Segundo a agricultora Patrícia Tomazi, a reunião do grupo de produtores de leite foi muito interessante. Ela pensa em realizar modificações no modo de ofertar água aos animais, disponibilizando bebedouros principalmente na sala de ordenha.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}