Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Troca de experiência com...

Troca de experiência com estados brasileiros marca segundo dia do Fórum RI 27


Fotos: Rafael Paulo/SAI

O segundo dia de atividade do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacional (Fórum RI 27) começou com a apresentação do modelo de internacionalização do Estado de Minas Gerais e visitas técnicas em Belo Horizonte. O Fórum RI 27 é presidido pelo secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Carlos Adauto Virmond, e debate a atuação dos estados brasileiros na área internacional.

“Conhecer como Minas Gerais está se internacionalizando nos mostra que as dificuldades deste processo aqui são as mesmas enfrentadas pelos demais estados, dadas as suas peculiaridades”, avaliou o secretário.

O modelo de internacionalização mineiro segue as políticas públicas do governo local para o desenvolvimento regionalizado. “Como o planejamento estratégico é trabalhar com os municípios, o processo de internacionalização também está focado nos municípios”, explicou Pedro Braga, assessor internacional do Governo de Minas Gerais.

>>> Galeria de fotos

Nos últimos anos, Minas Gerais adotou um sistema de descentralização com os seus 853 municípios divididos em 17 territórios e 80 microterritórios, nos quais há participação social por meio de reuniões e câmeras técnicas com a finalidade de auxiliar na definição de políticas públicas e ações de governo. A iniciativa também foi apresentada na manhã do segundo dia do fórum pela assessora técnica da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Lenira Rueda Almeida. O secretário Carlos Adauto Virmond explicou como funciona a regionalização em Santa Catarina, apresentando os pontos da implantação das secretarias regionais e sua evolução para Agências de Desenvolvimento Regional.

Inovação com empreendedores internacionais

À tarde, os participantes do Fórum RI 27 conheceram o programa do governo local Startups and Entrepreneuship Ecosystem Development (SEED). Segundo a responsável pelo Relacionamento com o Ecossistema, Yale Soares, “o programa foi montado pensando em atrair estrangeiros”.

Uma das características do programa é a parceria com o Conselho Nacional de Imigração para facilitar a vinda dos empreendedores de outros países. A parceria garante apoio na solicitação do visto dos empreendedores estrangeiros participantes. O SEED ainda faz o acompanhamento completo do estrangeiro na sua entrada o Brasil. Em quatro anos, empreendedores de 21 nacionalidades já participaram do SEED.

Outra iniciativa de relações internacionais do governo de Minas Gerais é Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies), formalizado por decreto em 2016. A finalidade do Numies é formular políticas públicas para a internacionalização do sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação com participação de instituições públicas e privadas, além de promover cooperações e parcerias que potencializem a internacionalização dos participantes.

Outro projeto visitado foi a Mineiraria, iniciativa do programa + Gastronomia, cujo objetivo é preservar as traduções culinárias mineiras, estimulando as exportações dos produtos gastronômicos. Situado sobre o Mercado Central de Belo Horizonte, o local é utilizado para apresentação de produtos tradicionais e produtos que estão entrando na pauta gastronômica mineira.

“Conhecer os projetos e iniciativas de internacionalização em outros estados nos ajuda a identificar formas de ampliar a internacionalização de Santa Catarina e nos mantém atualizados com as práticas da área internacional bem-sucedidas no Brasil”, concluiu o secretário da SAI.

Na quinta-feira, 31, os representantes de Santa Catarina visitarão o parque tecnológico de Belo Horizonte BH-TEC e Associação Comercial e Empresarial de Minas, onde está prevista uma explanação sobre programa Internacionaliza BH.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / 99952-4504