Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos e professores da...

Alunos e professores da Escola Professora Maria Solange Lopes de Borba visitam Parque Nacional Aparados da Serra


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Por meio de um projeto interdisciplinar, alunos do ensino médio da EEB Professora Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul, escola estadual da área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá, realizaram uma saída de campo diferenciada na última terça-feira, 22, onde conheceram o destino turístico Parque Nacional Aparados da Serra, localizados nos municípios de Praia Grande/SC e Cambará do Sul/RS.

A ação vinculada ao Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), envolveu professores das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Educação Física, e contou com a participação de 24 alunos de duas turmas – 201 Integrado e 102 vespertino.

A equipe participou de duas trilhas, entre elas a do Vértice (750 metros) e a do Cotovelo (3 mil metros), onde alunos e professores, orientados pelo guia local e pela professora de Geografia Morgana Lopes, conheceram os aspectos físicos, sociais e históricos do Parque Nacional Aparados da Serra, observando a mata, as cachoeiras, os rios, e toda a beleza existente no Cânion do Itaimbezinho.

Segundo a professora orientadora de Leitura, Leila Maria da Silva, além de integrar e mostrar aos alunos as belezas naturais do extremo-sul catarinense, promovendo a conscientização ambiental, o projeto tem como objetivo combater o sedentarismo dos jovens, unindo a teoria estudada em sala de aula com a observação na prática, proporcionando aos estudantes o conhecimento que não é possível obter nas páginas dos livros.

Durante as trilhas, os alunos tiveram consciência da necessidade de preservação da natureza – não deixando lixo pelo caminho, não destruindo a vegetação e interagindo com as infinitas belezas de cada lugar do Parque Nacional. “O bom humor, as brincadeiras entre os alunos e professores, as emoções que cada mirante proporcionava, onde se podia contemplar os cânions, cachoeiras e a mata existente, foram ápices da saída de estudos. Todos prestavam muita atenção ao que era explicado, fotografando e filmando para depois, em sala de aula, relatar em seus trabalhos interdisciplinares solicitados pelos professores. Esta saída de campo, a trilha e as vivências obtidas durante a viagem farão com que os alunos compreendam a necessidade de preservar a natureza e também desenvolver o Ecoturismo tão presente em nossa região”.

O Programa CooperJovem da CooperSulca foi parceiro da ação, oferecendo lanche saudável entre as trilhas. No final do passeio, a APP da Escola e o PROEMI ofereceram um café colonial aos participantes da trilha.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}