Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Compromisso inédito para promover...

Compromisso inédito para promover e ampliar a Educação Integral será firmado em Chapecó nesta sexta-feira

Para oferecer novas possibilidades de educação integral, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Chapecó e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), assinam na próxima sexta-feira, 25, um termo de Compromisso com o Instituto Ayrton Senna, para instituir e consolidar a proposta de educação integral nas redes de ensino.

Esta união de objetivos será oficializada durante o evento “Educação Integral para o Século XXI”, que ocorre no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, das 15h30 às 17h30, com a presença do governador Raimundo Colombo. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna irá palestrar no evento, que também integra o calendário de festividades do Centenário de Chapecó.

A Educação integral ocorre quando o ensino não está focado somente nas habilidades cognitivas (aprendizado dos conteúdos), mas quando o estudante é estimulado a desenvolver habilidades socioemocionais. No termo de compromisso, os parceiros se comprometem a reunir esforços e competências para viabilizar a educação integral em escolas de Santa Catarina. Os envolvidos buscarão disponibilizar apoio institucional e atuar a partir de uma agenda de trabalho conjunta, que ainda será elaborada.

O termo será assinado pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna; o governador do Estado, Raimundo Colombo; o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps; o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; e o diretor regional do Senai/SC, Jefferson de Oliveira Gomes.

Segundo a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR), Astrit Savaris Tozzo, esta iniciativa inédita corresponde a necessidade de promover uma educação de qualidade para todos. “As escolas precisam estar voltadas à educação inovadora, para desenvolver habilidades que promovam a formação do cidadão para o século XXI, isso é Educação Integral”, avalia.

Aplicação

Na região de abrangência ADR Chapecó, a Educação Integral já está sendo aplicada em 10 escolas estaduais por meio do projeto “Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico”. O projeto é desenvolvido de acordo com o conteúdo determinado na escola, o objetivo é estimular as habilidades de criatividade e o pensamento crítico, os estudantes fazem autoavaliação periódica.

O município de Chapecó é pioneiro no desenvolvimento deste projeto, que conta com a consultoria do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Movimento Santa Catarina pela Educação (FIESC) e da Secretaria Municipal da Educação de Chapecó, sendo, portanto, referência para o Brasil.

Projeto de lei

O termo de compromisso é inspirado no Projeto de Lei Municipal que será sancionado no mesmo evento, em Chapecó. A lei formaliza a política pública de educação integral e prevê a necessidade de que currículos tenham tempos e espaços com estratégias e metodologias pertinentes para que se promova intencionalmente uma formação integral dos estudantes, e também que se ampliem as oportunidades para a continuidade e oferta da iniciativa “Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico”.

Como resultado deste trabalho, e também considerando o Plano Municipal de Educação e o Projeto Político-Pedagógico da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, que define entre seus princípios norteadores os pressupostos para a formação integral dos estudantes, a Câmara de Vereadores da cidade formulou a proposta de política pública da educação integral no município. Com a sanção da lei, o projeto será estendido a todas as escolas municipais.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}