Gerência Regional de Saúde comunica ampliação temporária de vacinação contra HPV
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
O setor de Imunização da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá comunica que a vacinação contra o HPV (Papiloma vírus humano) foi ampliada temporariamente para toda a população de 9 e 26 anos de idade. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o enfermeiro Nilo Humberto de Souza, do Setor de Imunização da Gersa Araranguá, a ampliação se dá apenas nos municípios que possuem doses da vacina a vencer até setembro. “As pessoas interessadas podem se dirigir até a Unidade de Saúde de um dos 15 municípios do Extremo-Sul para verificarem a disponibilidade da vacina”, disse.
De acordo com o ofício circular, as Unidades de Saúde que possuírem doses a vencer podem utilizá-las na população de ambos os sexos, com idade entre 15 a 26 anos, observando que são necessárias a esta faixa etária três doses da vacina com intervalos de 0, 2 e 6 meses. O Ministério da Saúde garantirá as doses subsequentes para completar o esquema vacinal dessa população. Já a rotina de uso da vacina nos grupos prioritários deve ser mantida e fortalecida nas faixas etárias preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, pênis, orofaringe e ânus. A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o HPV foi autorizada pelo Ministério da Saúde e ocorreu porque as coberturas vacinais continuam muito abaixo da meta.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}
I