Representantes do Governo do Estado e de prefeituras firmam acordo sobre transporte escolar
Foto: Bruna Laline Ramos/ ADR Timbó
Representantes do Governo de Santa Catarina e das Prefeituras de Doutor Pedrinho e Rio Negrinho estiveram reunidos, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó para firmar acordo sobre o transporte escolar de aproximadamente 55 crianças que integram o Movimento dos Sem-Terra (MST), cujo famílias estão acampadas em uma propriedade particular no município de Doutor Pedrinho.
Conforme explica a secretária executiva da 34ª ADR de Timbó, Lúcia Steinheuser Gorges, a ocupação do MST em Doutor Pedrinho aconteceu em maio de 2017, mas antes disso as crianças já frequentavam escolas municipais e estaduais na cidade de Rio Negrinho.
“O problema é que, além de oferecer escolas, também seria necessário que o poder público realizasse o transporte escolar, desde o local do acampamento, em Doutor Pedrinho, até as escolas, em Rio Negrinho. Porém, a Prefeitura de Rio Negrinho alegou não ter recursos para oferecer esse serviço às famílias, já que o custo mensal seria de aproximadamente R$ 23 mil”, explica Lúcia.
Em razão desta questão ser emergencial e visando não causar prejuízos pedagógicos às crianças, os representantes da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola e Ademir Amaral Ribeiro, solicitaram que a Prefeitura de Rio Negrinho oferecesse o transporte escolar e assumiram o compromisso de ressarcir o município, fazendo o repasse de verba para o transporte escolar juntamente com o repasse mensal, que já ocorre, por meio da ADR de Mafra.
“Durante a reunião ficou definido que Rio Negrinho será o responsável pelo transporte escolar dessas crianças e que o Governo do Estado fará o repasse da verba mensalmente para custear este serviço. Este acordo foi fundamental para que pudéssemos continuar oferecendo educação e transporte, sem causar prejuízos aos alunos e suas famílias, nem mesmo ao município responsável em oferecer o serviço”, ressalta Lúcia.
Participaram da reunião a secretária executiva da 34ª ADR de Timbó, Lúcia Steinheuser Gorges, gerente Regional de Educação da 34ª ADR de Timbó, Claudete de Fátima Bauer, sub-prefeito de Rio Negrinho, Tcharles Purim, secretária de Educação de Rio Negrinho, Darli Frota Tandalo, prefeita de Doutor Pedrinho, Simoni Mercia Mesch Nones, secretária de Educação de Doutor Pedrinho, Janaína Lenzi de Castilho, representantes da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola e Ademir Amaral Ribeiro, e o representante da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Rafael Corrêa.
{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}