Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto de educação nutricional...

Projeto de educação nutricional “Escolha Certa” será desenvolvido nas escolas estaduais da Gered Araranguá


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

“Escolha certa” é o tema do novo Projeto de Educação Alimentar e Nutricional que será desenvolvido a partir desta semana nas escolas da rede estadual de ensino da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá. A realização é da empresa Risotolândia (que fornece a alimentação escolar nas escolas da rede) e é acompanhado pela Supervisão de Articulação com os Municípios da Gered.

O objetivo do projeto desenvolvido neste segundo semestre, até o mês de dezembro, será esclarecer e auxiliar os alunos a realizarem escolhas saudáveis a partir da diferenciação entre três grupos de alimentos – In Natura/minimamente processados (prefira); Processados (modere) e Ultraprocessados (evite).

A supervisora operacional da Risotolândia, Grasiane Sartor Paganini, explica que a realização do projeto se dará com a exposição de banner visível e acessível aos alunos, preferencialmente durante os horários de distribuição das refeições, além da entrega de panfletos como material complementar, onde estão mais informações a respeito do assunto.

Os materiais que serão entregues destacam a alimentação saudável e a importância de fazer escolhas certas, apresentando os três grupos de alimentos:

1 – In natura: alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais/e minimamente processados; alimentos in natura que passam por algum processo de limpeza, moagem e secagem;

2 – Processados: alimentos in natura que recebem a adição de sal, açúcar, óleos ou outras substâncias fabricadas pela indústria para tornar o paladar mais agradável;

3 – Ultraprocessados: alimentos feitos inteiramente pela indústria ou, em sua maioria, feitos com açúcar, gorduras (hidrogenadas e trans) ou até mesmo produzidos em laboratório (corantes e aromatizantes).

A supervisora de Articulação com os Municípios da Gered Araranguá, Rosmere Macalossi, e a integradora Glads Terezinha da Silva Farias lembram que, no primeiro semestre, foi desenvolvido o Projeto Colorindo o Prato, que obteve resultado positivo, com as orientações repassadas pelas nutricionistas sobre a importância das refeições equilibradas e o uso de ingredientes saudáveis e coloridos na alimentação diária. “Este trabalho de conscientização deve ser contínuo não só nas escolas, mas também com a orientação das famílias e na mudança de hábitos em casa”, concluíram.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}