Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas estaduais da região...

Escolas estaduais da região de Itajaí utilizam novo sistema de contagem de merenda por aplicativo

A contagem da alimentação oferecida a estudantes de 14 escolas da região já está sendo feita por um aplicativo que torna o processo mais ágil e transparente, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. Ao servir as merendas, a contagem é feita por meio de câmeras digitais em tablets, que lêem via QR Code ou código de barras presente na Carteira de Identificação Estudantil, emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (SIGESC).

O processo está em fase de testes e deve gerar economia de até 10% em 2017, sendo que no ano passado o investimento em alimentação escolar foi de R$ 130 milhões em todas as unidades de ensino do estado.

Para a gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, a tecnologia torna a entrega das refeições mais rápida e confiável. “Além da preocupação com a questão nutricional, a qualidade dos produtos e o cuidado com alimentação especial para alunos alérgicos, era preciso informatizar o sistema e torná-lo ainda mais confiável”, disse a gerente, destacando que gestores, assistentes e servidores da gerência passaram por curso de formação, em maio, para domínio do aplicativo.

Segundo o analista e desenvolvedor do aplicativo, Edson Luiz Pacho, a ferramenta facilita o tempo de trabalho, além de identificar os estudantes que acabam se interessando por alimentos mais calóricos e não ingerindo nos dias que é oferecido salada, frutas e verduras. Atualmente, 270 escolas e mais de 180 mil estudantes utilizam o sistema em todo o estado e gradativamente será implantado em toda a rede. 

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}