Alunos das escolas estaduais têm palestra com juiz sobre criminalidade
Foto: Ana Paula Keller/ADr Joinville
Estudantes do ensino médio de duas escolas da rede estadual de ensino terão palestras com o juiz de direito da Vara de Execuções Penais, João Marcos Buch, também corregedor do sistema prisional. A conversa com os estudantes é sobre seu histórico profissional, direitos humanos, execução penal, drogas, legislação e a função do Estado. O momento mais aguardado pelos alunos é o espaço aberto para perguntas.
Nesta quinta-feira, 3, às 9h, os jovens da EEM Nagib Zattar, no Jardim Paraíso, irão ouvir pela segunda vez as histórias de conscientização sobre as consequências para quem entra na criminalidade e no tráfico de drogas. Na segunda-feira, 9, às 9h, os estudantes da EEM Vereador Guilherme Zuege, no Rio Bonito, assistem ao magistrado. As unidades foram escolhidas pela Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville.
De acordo com a Gered, no ano passado, João Marcos Buch fez palestras em oito unidades da rede estadual. “Nos colégios em que conseguimos fazer essa conversa com os estudantes do ensino médio e também do fundamental, nós podemos observar, junto com as direções, uma melhora no comportamento. Os alunos estão mais conscientes das dificuldades que podem ter ao se desvirtuarem do estudo”, avalia a gerente, Lorena Rothbarth.
Na última conversa que teve no ano passado, o juiz deixou uma mensagem para os estudantes. “Felicidade é a última coisa que todas as pessoas buscam, porque tudo o que você faz é para ter felicidade. E muitos jovens buscam essa valorização pelo tráfico de drogas e pela arma na mão”, disse Buch.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville