Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gered Araranguá orienta sobre...

Gered Araranguá orienta sobre processo de escolha do plano de gestão escolar em sete escolas estaduais da região

A supervisão e a tutoria de gestão escolar da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, prestaram nesta terça-feira, 1º de agosto, na ADR, orientações sobre o processo de escolha dos Planos de Gestão Escolares (PGE) para a designação da função de diretor para as escolas estaduais.

Segundo a tutora de gestão escolar da Gered, Ana Dirce de Vila, as orientações previstas no Edital nº 1957/SED foram repassadas para as sete escolas da Região que não tiveram proponente do Plano em 2015, nas unidades em que houve vacância da função de diretor durante o ano de 2016 e entre os meses de janeiro e junho de 2017, em virtude de aposentadoria, afastamento ou falecimento.

No caso das escolas da área de abrangência da Gered Araranguá, haverá processo de escolha de Plano de Gestão Escolar para sete escolas: EEB Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul); EEB Catulo da Paixão Cearense (Sombrio); EEB Francisco Molgero (Jacinto Machado); EEB Professor Clovis Goulart (Araranguá); EEB Patrulheiro Jucemar Paes (Araranguá), EEB Operária (Araranguá) e EEB Jorge Schutz (Turvo).

A supervisora de gestão escolar da Gered, Cleusa Maria Felisberto Tavares, destaca que a eleição está aberta não apenas para os diretores pro tempore, mas para os outros profissionais da escola (professores ou assistentes técnico-pedagógicos – ATPs), desde que os proponentes atendam aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação por meio do Decreto 1794.

A partir desta terça-feira, 1º, até o dia 24 de agosto, o PGE deverá ser preenchido no Sistema Webgesc no site da SED, e entre os meses de outubro e novembro acontecerá a defesa pública dos Planos para a comunidade escolar. No dia 9 ou 10 de novembro acontecerá a votação para escolha.

A tutora Ana Dirce concluiu que o Plano de Gestão Escolar é um documento fundamental no sentido de planejar a gestão, de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola. A gestão do diretor selecionado, por meio do seu Plano de Gestão Escolar, tem a duração até o ano de 2019, e permanente acompanhamento da comunidade escolar e de equipe técnica especializada.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua