Federalização de trecho da BR-285 é tema de audiência na secretaria de Estado da Casa Civil
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
A federalização do Lote 1 da Rodovia BR-285, que compreende do trecho da BR-101 na localidade de Sanga da Toca em Araranguá até a entrada de Timbé do Sul, foi pauta de audiência realizada na tarde desta segunda-feira, 31, na Secretaria de Estado da Casa Civil, em Florianópolis. Na audiência, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, acompanhado do secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, entregou ao Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e ao consultor jurídico Jordani Pelisser, a cópia do projeto básico que apresenta o estudo de viabilidade do DNIT.
Ele explicou que a solicitação atende a mobilização dos representantes dos municípios inseridos no trecho, entre eles Araranguá, Ermo, Timbé do Sul e Turvo. “Participamos na última semana de reunião com prefeitos, presidentes de Câmaras de vereadores e representante da associação empresarial do Vale do Araranguá, onde eles solicitaram que realizássemos os encaminhamentos para federalização deste trecho que possui 35,3 km”, contou Heriberto Schmidt.
O secretário executivo da ADR disse ainda que o secretário da Casa Civil mostrou-se favorável à federalização, e que irá verificar junto ao Deinfra a documentação necessária. Heriberto disse ainda que é necessária elaboração de Projeto de Lei e envio a Assembleia Legislativa, para passar a Rodovia SC, de domínio do Estado, para BR, de domínio federal.
Na oportunidade, o secretário de Articulação Nacional Acélio Casagrande ressaltou que acompanhou o governador Raimundo Colombo em audiência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) na última quinta-feira, 27, sobre a continuidade Lote 2 da BR 285, trecho de 22 km entre Timbé do Sul até a divisa com o Rio Grande do Sul, onde ficou assegurado pelo Governo Federal o repasse de mais cerca de R$ 65 milhões para a última etapa da obra de pavimentação, valor já previsto no orçamento de 2018.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}