Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Policiais e bombeiros tentam...

Policiais e bombeiros tentam combater incêndio no Parque do Rio Vermelho pelo segundo dia


Foto: Polícia Militar/SC

Um incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, exigiu uma força-tarefa da Polícia Militar Ambientar que começou nesta terça-feira, 25. O incêndio teria sido causado pela vela de uma oferenda, localizada pelos policiais. O parque é uma unidade de conservação.

>>> Mais fotos

Nesta quarta-feira, 26, o fogo foi controlado apenas nas proximidades do pelotão da Polícia Ambiental, porém outra área de cerca de 600 metros ainda sofre com novos focos do incêndio. Além da Polícia Militar Ambiental atuando em solo, foram acionadas equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com apoio de helicópteros.

Risco de queimadas e incêndios

Santa Catarina registra baixa umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. Ela varia em torno de 30% a 40% no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. A Defesa Civil pede atenção para o tempo muito seco, que favorece o risco de focos de incêndios em áreas propícias.

Para evitar queimadas, não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. O agricultor não deve colocar fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A baixa umidade do ar representa estado de atenção entre 21% e 30%. Nesses dias, é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; consumir bastante água.

{article Analu Koniuchowicz – Polícia Militar Ambiental}[text]{/article}