Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência Regional de Saúde...

Gerência Regional de Saúde e SES discutem consultas de média complexidade com Secretarias Municipais

Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A Gerência Regional de Saúde reuniu na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde do Extremo-Sul para discutir a repactuação das consultas de média complexidade.

A reunião foi coordenada pela gerente de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, com a participação da diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS na Secretaria de Estado da Saúde, Claudia Ribeiro Araujo Gonsalves; da apoiadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Roseclair Barros; secretários de Saúde e técnicos dos setores de TFD (tratamento Fora domicílio) e controle e avaliação dos 15 municípios do Extremo-Sul.

A principal discussão do encontro técnico foi relacionada à Deliberação nº 45/CIB/2017, que prevê a despactuação da PPI (Programação Pactuada e Integrada) Ambulatorial para consultas de média complexidade, realizada em acordo com os municípios. “Ou seja, todas as consultas de média complexidade que os municípios tinham como prestadores, principalmente da Grande Florianópolis, foram devolvidas para as prefeituras, para repactuar o mais próximo possível da região”, explica a gerente.

Patrícia Paladini ressaltou que no próximo dia 4 de agosto será concluída e encaminhada à SES a planilha com todas as alterações de consultas e exames da região, apontando os locais onde serão pactuados os procedimentos, que preferencialmente acontecerão em locais mais próximos. “As cotas irão retornar aos municípios. O que a Rregião não conseguir pactuar nos prestadores municipais, a Secretaria de Estado da Saúde pactua com prestadores do estado, como os hospitais. No caso do Extremo-Sul, haverá uma conversa para pactuação com o Hospital Regional de Araranguá e a Policlínica Regional que está sendo finalizada ao lado do HRA. Caso nenhum destes equipamentos de saúde puder suprir as necessidades da Região, se encaminha para os prestadores da Grande Florianópolis. Foi uma reunião bem proveitosa, onde os Ssecretários conseguiram entender bem como se dará o processo”, concluiu.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}