Concurso de Oratória é realizado na Escola de Educação Básica Silvio Romero de Bom Jesus do Oeste
Foto: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha
A oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida e quando utilizada com sabedoria pode tornar-se um instrumento muito poderoso, uma vez que exige do orador, o autoconhecimento, a capacidade de relacionar ideias e posicionar-se criticamente. E foi com a intenção de incentivar e estimular os alunos a falar em público que a Escola de Educação Básica Silvio Romero do município de Bom Jesus do Oeste, realizou no dia 12 de Julho, o 3º Concurso de Oratória “Silvio Romero”.
As professoras da disciplina de Língua Portuguesa, Adriane Albani e Debora Elger trabalharam com seus alunos a oratória em sala de aula, auxiliando na produção dos discursos e na apresentação dos mesmos, primeiramente foram realizadas apresentações e classificação por turma em sala de aula para a participação da final. Estiveram auxiliando e contribuindo com o projeto também toda a comunidade escolar.
O concurso foi dividido em duas modalidades, a infanto-juvenil, composta por estudantes do 6º, 7º e 8º anos e a juvenil com estudantes do 9º ano, 1ª, 2ª, e 3ª séries do ensino médio. Na modalidade infanto-juvenil, participaram vinte oradores e na modalidade juvenil participaram dezesseis oradores.
Os quesitos a serem avaliados foram voz, conteúdo, e apresentação. Na modalidade infanto-juvenil os alunos classificados foram, em terceiro lugar a estudante Fernanda Senger, em segundo lugar, Isadora Gardin e em primeiro lugar o estudante Lucas Ceccon. E na modalidade juvenil em terceiro lugar classificou-se Laís Santolin, em segundo lugar Andrei Albani e em primeiro lugar Michely da Silva.
A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha foi representada na mesa de jurados pela consultora educacional, Marinês Lenir Pasquali e a integradora educacional, Lenir Shaefer e elas destacam que “as palavras quando pronunciadas com sabedoria possuem o poder de estimular e potencializar nossas emoções”. Muito mais que um concurso de oratória, foi um momento em que conhecimento passeou de mãos dadas com a sensibilidade e a sabedoria.
De acordo com a diretora da escola, Cristiane da Silva Sansigolo, o objetivo do projeto de oratória é de estimular a prática de falar em público, onde é possível desenvolver habilidades como a comunicação. “Considero que o objetivo foi alcançado com êxito, pois estamos auxiliando nossos estudantes a serem mais comunicativos, pessoas capazes de ouvir e de retribuir com ideias originais e transformadoras”, destaca a diretora.
Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha