Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá sedia capacitação para merendeiras
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
Para melhor uso dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, a Epagri está oferecendo cursos para merendeiras das escolas públicas municipais das regiões de Criciúma e Araranguá. Os nove cursos programados, de 7 horas cada, acontecem no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá no período de recesso escolar.
Inicialmente, as merendeiras conheceram os produtos disponíveis na agricultura familiar e também da Legislação Brasileira, que estabelece a obrigatoriedade dos municípios em adquirir produtos da agricultura familiar com os recursos da alimentação escolar repassados pelo Governo Federal. Os participantes realizaram atividades práticas, e junto com os instrutores, elaboraram diversas receitas.
Conforme uma das instrutoras do curso, Marinesa de Freitas, da Epagri de Araranguá, entre as receitas estão lasanha de abobrinha, farofa de talos de couve flor e brócolis, sucos, agrião e rúcula adoçado com mel, creme de milho, sopa de aipim com carne moída, frango com legumes ao molho de cebola, frapê de batata doce, entre outras. “Os participantes aprendem a fazer receitas com alimentos altamente saudáveis e que depois serão disponibilizadas aos alunos”, conta Marinesa.
De acordo com o gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, quando as prefeituras adquirem os alimentos dos agricultores da região por meio de suas cooperativas, os recursos financeiros circulam no município ou região, e isso colabora na permanência dos agricultores no campo, auxiliando assim no desenvolvimento local.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua