Ceasa planeja melhorias na unidade de São José
A Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A (Ceasa/SC) planeja reformas na unidade de São José para melhor atender os agricultores e comerciantes. Entre as melhorias estão adequação do pátio, aquisição de equipamentos e maquinário, além de reformas estruturais. O projeto foi apresentado ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, nesta quarta-feira, 12, durante reunião com o presidente e o diretor técnico da Companhia, Agostinho de Pauli e Albanez de Sá, além de representantes da Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa.
A principal demanda dos usuários da Ceasa/SC é a ampliação da estrutura para atender à crescente demanda dos compradores. Segundo o presidente Agostinho do Pauli, a intenção é consolidar a comercialização de hortifrutigranjeiros, melhorando as condições de trabalho e a estrutura de compras.
“Nós vamos ouvir quem frequenta a Ceasa para buscar a melhor solução frente aos problemas apresentados. Nós precisamos pensar em um Ceasa mais moderno, com mais conforto para os comerciantes, produtores rurais e consumidores”, ressalta o secretário Sopelsa.
A Ceasa tem mais de mil produtores cadastrados e 170 boxes que comercializam pescados, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais. Os números da Companhia impressionam: todos os dias quatro mil veículos circulam pelo pátio e quase cinco mil pessoas passam pela Ceasa, além disso, são dois mil empregos diretos e aproximadamente 1,5 mil toneladas de alimentos comercializados diariamente.
Segundo o secretário Sopelsa, a Ceasa é um patrimônio do agronegócio catarinense e funciona como uma importante ligação entre os produtores e consumidores. “A produção catarinense pode ocupar ainda mais espaço dentro da Companhia, essa pode ser uma importante fonte de renda para os produtores. Ainda importamos muito hortifrutigranjeiros de outros estados, principalmente do Paraná e de São Paulo, e podemos ocupar esse espaço com os produtos catarinenses”.
Ceasa/SC
A Ceasa/SC é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e funciona como um elo entre o produtor e o consumidor por meio da comercialização atacadista e varejista de. Em 2016, foram comercializadas 354 mil toneladas de hortifrutigranjeiros com uma movimentação financeira de R$ 717 milhões.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br