Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ônibus do Programa Mulher...

Ônibus do Programa Mulher Viver Sem Violência estará em Cordilheira Alta e Chapecó nesta semana

O ônibus Lilás, do programa Mulher Viver Sem Violência, estará na região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional-Chapecó nos dias 6 e 7 de julho. O ônibus equipado com salas de atendimento individual, é mais uma ferramenta para enfrentar a violência contra a mulher no meio rural. Os municípios que irão receber o atendimento móvel foram definidos a partir dos indicadores de violência contra mulher, de acordo com o levantamento do IBGE 2015. Na região da ADR Chapecó dois municípios estão no roteiro nesta primeira etapa. No dia 6 de julho o ônibus estará em Cordilheira Alta na Linha Fernando Machado, em 7 de julho chega em Chapecó, no Distrito Marechal Bormann.

Os municípios definiram as atividades.Serão prestadas orientações e serviços nas áreas social, de saúde e cidadania. Em Cordilheira Alta as atividades iniciam às 13h30, com a presença de autoridades na abertura. Em seguida haverá palestras, com as policiais PM’s do projeto ‘’Guardiãs Maria da Penha’’, com os profissionais do setor jurídico da Unochapecó.

Em Chapecó as atividades começam às 10h, já no dia 07m  Na área da saúde haverá verificação de pressão arterial, teste rápido de glicose, teste de hepatites e orientações sobre DST, AIDS, climatério, e demais temas que envolvem a saúde da mulher. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas) fará divulgação dos trabalhos que realiza com as mulheres vítimas de violência e fará orientações sobre a Lei Maria da Penha.

São quatro palestras: Sandra Lúcia Fagundes falará sobre o Conselho da Mulher, Luiz Shaffer Júnior trará orientações sobre o trabalho da Delegacia da Mulher; a sargento PM Cristiane Peters irá paletrar sobre o Programa Guardiã Maria da Penha da Polícia Militar e o Grupo de Apoio e Prevenção a Aids  (Gapa) fará palestra com orientações. Na área de renda e cidadania haverá a participação da  Associação de Artesãs Mães de Nazaré. A Secretaria de Assistência Social (SEASC) prestará serviços de orientação e Cadastro Único. Também haverá apresentações culturais e orientações na área da educação.

Segundo o gerente de Políticas Públicas, Paulo Monauar, o ônibus vem contribuir com as atividades desempenhadas nos municípios, para o enfrentamento da violência contra mulher. “Este é mais um trabalho de orientação, para reforçarmos a importância da mulher denunciar todos os tipos de agressão”, afirma.

A campanha

A Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania é um Projeto construído e ratificado pelo Fórum de Enfrentamento a Violência às Mulheres do Campo, da Floresta, das Águas e Quilombolas. Contempla um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência que tem por objetivo integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira.

{article Paulo Munauar – ADR Chapecó}[text]{/article}