Novos servidores do IGP tomam posse e iniciam curso de formação
Foto: Divulgação / SSP
Os novos servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP) tomaram posse oficialmente em solenidade nesta sexta-feira, 30, no auditório do prédio do Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. O ato marcou a chegada de mais 61 profissionais aprovados no concurso público de 2014.
São 54 auxiliares criminalísticos e 7 auxiliares de laboratório. Na próxima segunda-feira, 3, eles iniciam o curso de formação que ocorrerá na Academia de Polícia Civil (Acadepol) em Canasvieiras, no Norte da Ilha, em julho e agosto.
A solenidade marcou as boas vindas da direção do IGP e da Academia de Perícias (Acape), que é quem vai aplicar e conduzir o curso de formação. O diretor da Acape, Giovani Adriano, destacou em seu discurso a importância do espírito familiar no trabalho. “Somos de fato uma grande e única família: a Segurança Pública. Cada um com suas peculiaridades, mas todos com o propósito de assegurar a vida, garantir a ordem e o cumprimento das leis no Estado”.
O diretor-geral do IGP, Miguel Colzani, reafirmou o compromisso de cada novo servidor com o atendimento público. “Vocês têm a obrigação com a causa pública. Uma responsabilidade com o serviço de qualidade à população que é quem paga os nossos salários através de impostos. Portanto, todos sejam bem-vindos ao dever público na área de segurança”.
O secretário adjunto da Segurança Pública, Aldo Pinheiro D´Ávila, ressaltou o trabalho do Instituto Geral de Perícias e o seu crescimento. “Hoje temos um IGP crescente, prestativo e eficiente. São 12 anos de autonomia em bons serviços prestados à sociedade. É uma satisfação poder hoje respaldar a chegada de mais 61 profissionais”.
Distribuição dos novos servidores
Dos auxiliares criminalísticos, 14 vão para Florianópolis, 3 para Joinville, 2 para Balneário Camboriú, 2 para Blumenau, 2 para Chapecó, 2 para Criciúma, 2 para Jaraguá do Sul, 2 para Joaçaba, 2 para Lages, 2 para Palhoça, 2 para São Miguel do Oeste e 2 para Tubarão.
As cidades que receberão um auxiliar criminalístico cada são: Araranguá, Brusque, Caçador, Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Itajaí, Laguna, Mafra, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, Videira e Xanxerê.
Dos 7 Auxiliares de Laboratório, 5 ficarão em Florianópolis. Um será lotado em Joinville e outro em Chapecó.
Curso de Formação
O curso de formação será realizado com 140 horas presenciais. As aulas serão dadas por 24 professores do quadro de funcionários do IGP.
Os alunos terão três disciplinas na modalidade à distância: Relatório de Local de Crime, Condução de Veículos de Emergência e Redação Técnica. Estas somarão 160 horas de aulas no total.
O Estágio Curricular, outra etapa do Curso de Formação, será realizado pelos Auxiliares Periciais já nas cidades de lotação.
{article João Carlos Mendonça Santos – SSP}[text]{/article}