Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cidasc inicia Projeto Sanitarista...

Cidasc inicia Projeto Sanitarista Júnior em escolas de Araranguá

As primeiras palestras que marcaram o início do Projeto Sanitarista Junior em Araranguá, implantado pela Cidasc nas escolas municipais Almerindo Manoel da Luz, do Bairro Polícia Rodoviária, e Otávio Manoel Anastácio, do Bairro Jardim Cibele, foram realizadas na última quinta-feira, 22.

O Projeto Sanitarista Júnior visa, através da educação das crianças, promover mudança de atitudes e comportamento da comunidade frente aos problemas sanitários. Entre os objetivos estão oferecer aos alunos a compreensão da sua responsabilidade e da sociedade em geral na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, estimulando para que cooperem, como cidadãos, na saúde pública e no desenvolvimento sustentável, dividindo com familiares e amigos o que aprenderam com o projeto.

Em Araranguá, estão sendo trabalhadas as turmas de 4° e 5° ano. A primeira palestra de várias que serão ministradas até o fim do ano letivo, foi realizada pela veterinária Paula Grechi Gerhardt de Almeida, responsável pelo projeto na Regional, que enfocou o capítulo 1 da Cartilha: “Conhecendo a Cidasc”.

A veterinária explica que crianças e professores puderam conhecer os serviços realizados pela Companhia, tendo um primeiro contato com o tema Defesa Sanitária Agropecuária, compreendendo sua atuação e importância. Na oportunidade, foi feita a apresentação da van da Cidasc, utilizada para fiscalizações e eventos agropecuários, onde os alunos conheceram a estrutura do escritório móvel e brincaram de fiscais no auto-falante do veículo, despertando em alguns o sonho de ser um cidasquiano. Auxiliaram na atividade a veterinária Vanessa Crisel Del Môro e o colaborador da Defesa Sanitária Animal, Valsair Donato Salvador.

O Projeto Sanitarista Júnior é uma parceria do Governo de Santa Catarina, por meio da Cidasc com a Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No Departamento Regional de Criciuma, o Projeto também conta com as parcerias das prefeituras de Araranguá, Sombrio e Timbé do Sul.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}