Novos convênios do Estado com os municípios e ações em rodovias pautam reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
Foto: Vandro Welter/Ascom ADR Itapiranga
A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (ADR) reuniu na quarta-feira, 14, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). A entidade é integrada pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional.
O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, abriu a reunião reforçando a importância da parceria nos trabalhos e encaminhamentos da ADR com os conselheiros de desenvolvimento regional. O prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, falou em nome dos prefeitos e reforçou a importância das reuniões com as lideranças da região e da descentralização administrativa promovida pelo Governo do Estado.
Além da discussão de novos convênios do Governo do Estado com os municípios e a projeção de novas ações em prol das rodovias, os conselheiros tiveram acesso ao quadro atualizado de servidores do Governo do Estado por meio das 35 ADRs. O presidente da associação comercial e industrial de Itapiranga, Clemente Schnoremberger, efetuou pequena prestação de contas da Efrait e agradeceu a importante participação financeira do Governo do Estado e da ADR na realização da exposição e feira.
Segundo Claudir Larentis, os números oficiais do mês de maio demonstram que nas 35 ADRs trabalham 1.737 servidores, sendo, 1.384 do quadro efetivo (educação) e 353 comissionados. Conforme ele, os cargos comissionados representam apenas 0,28% do total da folha com servidores do Estado de Santa Catarina. Larentis informa que na ADR Itapiranga atuam nove cargos comissionados e 24 servidores do quadro efetivo.
“Quando da criação das ADRs, na época, houve extinção e realocação de mais de 1,5 mil cargos na Capital do estado. Contrariando algumas opiniões que nós respeitamos, o Governo de Santa Catarina é o governo mais espalhado porque está presente em todas as microrregiões. Ao mesmo tempo, representa a menor estrutura administrativa entre todos os estados do país. Quem ganha com isso é a população por ter um governo presente no dia a dia. Todas as semanas recebemos reivindicações das lideranças da região, participamos dos eventos das comunidades e entidades e também ouvimos cobranças e sugestões”, explica.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}