Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil do Alto...

Defesa Civil do Alto Vale elabora planos de recuperação das áreas atingidas pela cheia

Após as ações de resposta aos eventos meteorológicos dos últimos dias, a próxima etapa é o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública nos municípios. Para isso, dois escritórios regionais foram montados para orientar os municípios e regiões mais afetadas. Um em Rio do Sul e outro em Lages. Até esta terça-feira, 13, técnicos da secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), Coordenadores regionais de Defesa Civil SC, engenheiros das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), técnicos dos municípios e associações de municípios, orientam as defesas civis municipais na confecção do documento.

Além disso, nos próximos 15 dias, a gerência de Restabelecimento e Reabilitação, da Diretoria de Respostas da Defesa Civil SC, continua prestando assessoria aos municípios para a elaboração e readequação dos Planos de trabalho.

Assim que os municípios finalizarem os planos, a Defesa Civil SC e o governo do Estado pretendem despachar diretamente com o Ministro da Integração Nacional, visando o repasse de recursos para atender as necessidades dos municípios .

Para o coordenador regional de Defesa Civil do Alto Vale do Itajaí, Jaimerson Espíndola, a ajuda federal é necessária para recuperar áreas atingidas e apoiar as comunidades afetadas. Os atendimentos de emergência foram realizados e, com o baixar das águas, deve-se reparar os estragos.

O secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral, informou que o governador irá a Brasília nesta terça-feira, 13, com relatório dos eventos para solicitar R$ 40 milhões e há compromisso federal em firmar parcerias com o Estado e as prefeituras para recuperar as áreas atingidas.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul}[text]{/article}