Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Futuro do trabalho em...

Futuro do trabalho em Santa Catarina é debatido em seminário

A modernização tecnológica constante no mundo do trabalho, as habilidades técnicas e humanas e o perfil do trabalho esperado para o futuro foram alguns temas abordados no 1° Seminário sobre o Futuro do Trabalho em Santa Catarina, realizado nesta quarta-feira, 31, no auditório da Udesc, em Florianópolis.

O vice-reitor da Universidade, professor Leandro Zvirts, comentou a importância de discutir este tema no meio acadêmico. “Precisamos nos relacionar mais, desenvolver parcerias, novas práticas, mais pesquisas e situações que possam agregar conhecimento técnico e teórico. Só assim vamos contribuir com o desenvolvimento de um futuro mais digno para o trabalho em nosso Estado”, disse ele.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, destacou o momento que o Estado vive em número de empregos gerados, na contramão da situação enfrentada pelo país. “Nós fomos os últimos a entrar na crise, os primeiros a sair. Em fevereiro Santa Catarina foi o segundo maior gerador de empregos, perdendo apenas para São Paulo. Por isso já estamos saindo da crise e enfrentando a situação de forma diferente de outros Estados”, pontuou.

Na mesma linha, o presidente do Conselho Estadual do Trabalho e Emprego (CETE) e diretor de Trabalho e Emprego, Thiago José Chaves, também tratou o tema como indispensável. “Precisamos debater o tema, pensar o futuro e principalmente as relações de trabalho envolvendo o governo, o sindicato e as empresas”, alertou.

O palestrante Geraldo Buogo falou das áreas mais promissoras do trabalho. Sustentabilidade, infraestrutura, saúde, qualidade de vida, recursos humanos, marketing, tecnologia da informação e direito são as principais na sua avaliação. Buogo destacou inclusive que uma das áreas que mais vai gerar empregos até 2030 será a consultoria de bem-estar para idosos, com profissionais capazes de articular diversas áreas da saúde para ajudar os velhinhos do futuro a viver melhor.

As propostas construídas no seminário servirão de base para a construção de políticas públicas de trabalho, emprego e renda para Santa Catarina.

Mais informações para a imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST)
Fone: (48) 3664-0916 / (48) 99984-1799
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Site: www.sst.sc.gov.br