Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Jaraguá do...

Regional de Jaraguá do Sul conta com a Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental da Fatma há três anos


Foto: Ana Cenatti / ADR de Jaraguá do Sul

O Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), possui 16 Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (Codam) em todo o Estado. Em março de 2014 foi instalada uma unidade em Jaraguá do Sul para atender cinco municípios: Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder. A reivindicação na época era a agilidade nas liberações ambientais e outros serviços prestados pela entidade, que até então recorriam à unidade de Joinville.

Durante a reunião do Colegiado Regional de Governo (CGO), que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), o gerente da Codam de Jaraguá do Sul, João Deniz Vick, apresentou a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pela equipe. Segundo Vick, a região de abrangência desta coordenadoria possui todos os municípios com órgão municipal de Meio Ambiente habilitados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC). “Auxilia o trabalho da coordenadoria, pois é mais um ente fiscalizador auxiliando em todos os municípios em várias questões ambientais, o que também traz mais segurança”, falou Vick.

A Codam conta com nove funcionários, sendo: quatro técnicos (1 geólogo e 3 engenheiros ambientais), um técnico de informática, que auxilia mais Codam’s, dois administrativos (protocolo e arquivo), um gerente, um estagiário do curso de Eng. Ambiental e Sanitária. Além destes, dois profissionais da Codam de Joinville auxiliam na análise de processos de licenciamento.

As principais atividades desenvolvidas são: licenciamento ambiental, fiscalização, atendimento às demandas do Ministério Público, atendimento às demandas do Judiciário, atendimento às demandas da Ouvidoria Geral da FATMA, atendimento às demandas encaminhadas pelo IBAMA e demandas diversas de empreendedores. “Em 2016 foram 115 licenças ou certidões concedidas”, exemplificou Vick.

Para encerrar a apresentação, o gerente falou sobre os números da Fatma no Estado e as principais metas da Codam de Jaraguá do Sul. Entre elas estão: diminuir a fila de processos com pedidos de licenças ambientais, estruturar um cronograma setorizado de fiscalização contínua juntamente com a Diretoria de Fiscalização da Fatma, manutenção contínua de um estagiário na equipe de trabalho, intensificar o processo de digitalização de processos, facilitando e desburocratizando a comunicação

A próxima reunião do Colegiado Regional de Governo está agendada para dia 29 de junho.

{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support