Epagri apresenta em Itapiranga projetos que aumentam a produção de leite
Foto: Vandro Welter / Ascom ADR Itapiranga
Técnicos da Epagri dos municípios do chamado polo sul que compreende os cinco municípios da regional e mais o município de Belmonte reuniram-se na sala de reuniões da ADR de Itapiranga na manhã de quarta-feira, 17, para socializar projetos de referência que estão aumentando a produção de leite à base de pasto em propriedades agrícolas. À tarde, visitaram propriedade no interior de Itapiranga para aperfeiçoar os estudos.
Na coordenação do engenheiro agrônomo da Epagri, Célio Mikulski, e do técnico, Valmir Kratschmer, foi efetuada a socialização e a apresentação dos resultados de algumas propriedades classificadas como Unidades de Referência Tecnológica (URT). Igualmente foi realizado um comparativo para posterior discussão e busca de soluções para aumentar a produtividade na atividade leiteira á base de pasto. A ideia agora é disseminar essa prática para outras propriedades que demonstrarem interesse em receber o acompanhamento técnico.
O gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, participou das apresentações e discussões. Segundo ele, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca, está com atenção redobrada para atividade leiteira em função da região Oeste ser um polo da produção leiteira e o fato de SC, mesmo com um território pequeno, ter ultrapassado Goiás, passando a ocupar a quarta colocação no ranking nacional de produção de leite.
“Esse mérito é do produtor que acredita em sua propriedade, na atividade leiteira e realiza constantes investimentos para aumentar a produtividade, qualidade do produto e a consequente melhoria da qualidade de vida de sua família”.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}