Escolas desenvolvem Conselho de Classe Participativo
Tornar todos partes essenciais do processo educacional. Esse é o objetivo do Conselho de Classe Participativo, que vem sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino integrantes da área de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira. O conselho referente ao primeiro bimestre de 2017 foi desenvolvido na última semana de abril.
FOTO – Josiane Zago / ADR Videira
Para o secretário executivo, Euro Vieceli, esse é um procedimento que vem sendo aprimorado nas escolas “Aos poucos os pais e estudantes vão tomando para si a ciência da importância de suas participações nesse processo e aprovando tal iniciativa” afirmou.
O Conselho de Classe Participativo é um modelo de conselho de avaliação de desempenho dos estudantes em que integram, não somente os professores e direção, mas também os próprios alunos e os pais ou responsáveis. O conselho de classe participativo visa buscar oferecer, a título de recuperação paralela, novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente.
No Conselho, os professores da turma, a direção do estabelecimento, a equipe pedagógica, os estudantes e os pais ou responsáveis recebem informações sobre o desempenho individual, bem como, podem opinar sobre a escola e as expectativas em relação a mesma.
Na EEB Maura de Senna Pereira, de Pinheiro Preto, a prática já vem sendo aplicada e traz resultados positivos. Segundo o diretor, Ademilson Einsweiler, a união traz resultados positivos. “Nesse momento é falado abertamente sobre o desempenho dos estudantes a fim de buscar melhoria no rendimento ou tranqüilizar sobre as boas médias apresentadas” afirmou.
Para o pai, Oeliton dos Santos, a participação foi muito importante. Ele que recebeu informações sobre o desempenho de sua filha Eridi Kauane dos Santos, de 12 anos, garantiu que acompanhar de perto a educação dos filhos faz toda a diferença. A estudante Eridi também aprovou e enalteceu ser um compromisso de fazer cada bimestre melhor.
A gerente de educação da 9ª ADR, Girlene Borsoi, destacou que algumas unidades escolares já avançaram pedagogicamente em relação a participação dos pais e alunos. “Todas as escolas caminham rumo a participação efetiva de todos nos conselhos. Esse é mais um momento participativo e democrático onde todos que envolvem o processo educacional devem fazer parte” afirmou
As deliberações apontadas no Conselho de Classe Participativo são registradas no Diário de Classe ou no sistema “Professor Online”. Além das atividades regulares, as atividades de recuperação do estudante e seus resultados, bem como, a frequencia dos alunos também são apontadas. A representação é de no mínimo 51% dos participantes e o resultado é registrado em ata.
{article Josiane Zago – SDR Videira}[text]{/article}