Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado envia...

Governo do Estado envia técnicos para auxiliar no controle da Dengue em Jaraguá do Sul

O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vai enviar dois técnicos agrícolas para auxiliar o município de Jaraguá do Sul no controle da proliferação do mosquito da Dengue.

Segundo a responsável pelo Programa da Dengue, da Gerência Regional de Saúde de Jaraguá do Sul, a bióloga Francine Lunelli, o pedido foi feito após o aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite também os vírus zika e chikungunya.

De acordo com os dados, antes do dia 6 de março eram 10 focos no município, os trabalhos de controle ficaram paralisados 30 dias por causa da greve dos servidores públicos municipais, e do dia 7 de abril até agora foram encontrados mais nove focos. “Preocupa porque muitos foram encontrados nos mesmos bairros o que significa que o mosquito está se espalhando, sendo assim, precisamos reforçar o controle”, explicou Francine. São nove bairros com focos e dois deles, Ilha da Figueira e Baependi, com disseminação do vetor. Nestes dois bairros as ações serão intensificadas.

A gerente regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Aline Mainardi, explicou que Jaraguá do Sul é considerada uma área com risco de infestação. A gerente reforça que o trabalho só terá sucesso se a população se mobilizar contra o mosquito eliminando os criadouros. “A população tem que ajudar, a situação é delicada, então pedimos que os moradores recebam os técnicos e depois sigam as recomendações de prevenção”, falou. Os técnicos farão visitas domiciliares para dar suporte aos trabalhos de vigilância e controle a partir da próxima terça-feira, 2. Os agentes do município podem ser identificados com o colete da Vigilância Epidemiológica e os técnicos do Estado estarão identificados com crachá.

Saiba mais sobre a Dengue (fonte: http://desen1.dive.sc.gov.br/)

O que é?

É uma infecção causada por um vírus, que apresenta quatro sorotipos diferentes, DENV1, DENV2, DENV3, DENV4. Quem contrair dengue causada por um sorotipo não estará imune aos outro três. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte.

Como se transmite?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito.

Diagnóstico

É realizado por exames laboratoriais ou pela avaliação dos sinais e sintomas apresentados e pela presença da pessoa em áreas com detecção do mosquito transmissor ou com casos de dengue nos 14 dias anteriores ao início do quadro.

Tratamento

Não existe medicamento específico contra a dengue, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico. Para prevenir o agravamento da doença, é importante ingerir bastante líquido. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Informações adicionais para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support