Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Itajaí articula rede...

ADR Itajaí articula rede regional de proteção a crianças e adolescentes

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí vai articular a formação de uma rede de proteção a crianças e adolescentes que será composta por agentes públicos das áreas de saúde, educação, assistência social e segurança, além de grupos de apoio psicossocial e conselho tutelar dos nove municípios.

Nesta quarta-feira, 26, uma reunião coordenada pelo secretário regional, Edson Renato Dias, na Escola de Educação Básica Nereu Ramos, em Itajaí, tratou sobre a problemática enfrentada pelos profissionais que lidam com esse público, vulnerável aos jogos de internet que incentivam o suicídio, o homicídio e a automutilação. “Nosso objetivo foi conhecer o que cada cidade está fazendo para atender os jovens, seja para promoção da saúde, ou mesmo para tratar casos de depressão. Com base nas melhores experiências, vamos criar ações que possam ser exercidas por todos, como uma rede”, observou o secretário.

“Os adolescentes reclamam o isolamento nas famílias, ou fami ilhas, como costumam expressar, e demonstram muita resistência a participar de serviços públicos de saúde mental. Em Itajaí há atendimento específico para essa faixa etária, porém o jovem tem receio de procurar ajuda especializada, neste caso a família tem que ser a protagonista”, disse a psicóloga, coordenadora do Núcleo de Educação e Prevenção nas Escolas (Nepre), Elózia de Britto.

O Nepre existe desde 2004 e as atividades estão ramificadas nas 43 escolas estaduais da região. “Se o jovem tem resistência em ir ao Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, os profissionais podem ir à escola. Esse é um exemplo de como a rede de proteção poderá trabalhar”, ponderou a coordenadora. A baixa adesão dos jovens aos serviços públicos é constatada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, que conta com 26 unidades de saúde e 50 equipes de estratégia da família. No município, três casos de automutilação foram registrados por adolescentes nas últimas semanas.

O grupo organizará um novo encontro, na primeira quinzena de maio, que tratará sobre os encaminhamentos que serão dados para oficializar a rede de proteção regional a crianças e adolescentes. 

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}