Região de Videira participa do “Dia da Família na Escola”
FOTO: Josiane Zago / ADR Videira
Tornar íntimo, habituar-se, acostumar-se. Essas traduções apontadas pelos dicionários para o verbo familiarizar foram efetivamente colocados em prática no último final de semana, durante a ação do “Dia da Família na Escola”. Diversas escolas da rede estudual, pertencentes a área de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), estiveram desenvolvendo ações nesse sentido.
Para o secretário executivo da ADR de Videira, Euro Vieceli, o momento é de aproximação. “A participação da família na escola é tão importante para o processo educacional como qualquer outra figura no âmbito escolar. Ter esse envolvimento e participação fazem toda a diferença”, apontou o secretário, parabenizando as escolas promotoras.
Na EEB Esther Crema Marmentini, a familiarização foi desenvolvida de diferentes formas. Alunos do ensino fundamental, séries finais, estiveram decorando a Cidade da Criança, espaço que faz divisa com as estruturas da escola, com o tema da Páscoa. No sábado, durante toda a tarde, foram desenvolvidas brincadeiras, cama elástica, jogos educativos, além de desenvolverem o conceito da mesa compartilhada.
Foram pratos cuidadosamente elaborados, bolos e muitos outros artigos compartilhados entre pais, professores, alunos e toda a direção. O espírito foi de familiarização, de aproximação e sintonia. Aproximadamente 200 famílias estiveram engajadas na programação. Para os pais, foram iniciativas elogiáveis. Para o pai Adriano de Freitas, mais iniciativas como essas deveriam ser realizadas.
A mãe do pequeno Willian, Vivian Moreira, destacou que o momento foi de interação e diversão. “Sabemos que a vida está corrida para todos, porém como pais, precisamos elencar prioridades e ter os nossos filhos nesses preceitos. Aqui conhecemos colegas, outros pais, os próprios professores, enfim, conseguimos nos fazer presentes”, afirmou.
A diretora Fátima Pittol destacou que a aceitação dos pais ao convite da escola foi muito positivo. “Aliamos o conceito da Páscoa com o Dia da Família na Escola e promovemos uma grande festa da interação e da socialização. Outros três encontros semelhantes deverão acontecer durante o ano”, disse.
Programação diversificada reuniu mais de dois mil pais
Com programações diversas, o Dia da Família na Escola reuniu diretamente mais de 2500 alunos com programações específicas, uma quantia superior a dois mil pais e mais de 250 professores. As ações migraram da área esportiva para a cultural e de integração. Foram mateadas, apresentações artísticas e culturais, palestras, maquiagem, brinquedos infláveis, ações de saúde, pintura facial, entre outros.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Senai, também contribuiu com a programação, realizando a distribuição de cartilhas, por meio do projeto Pais pela Educação, bem como, proferindo palestra sobre profissionalização e a relação dos pais, filhos e a escola.
Para a gerente de educação, Girlene Borsoi, a programação superou as expectativas. “Foram programações carinhosamente organizadas pelas escolas e que contaram com a aprovação de toda a comunidade escolar. Um grande passo rumo a melhoria e os avanços necessários para a nossa educação”, parabenizou Girlene.
{article Josiane Zago – SDR Videira}[text]{/article}