Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Catarinenses conhecem oportunidades de...

Catarinenses conhecem oportunidades de parceria no Panamá

Santa Catarina recebeu a visita de uma delegação do Panamá que busca ampliar as relações comerciais entre catarinenses e panamenhos. O Seminário Oportunidade de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Santa Catarina e Panamá reuniu lideranças dos dois lados na Fiesc, em Florianópolis, nesta sexta-feira, 7.

O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, que representou o governador Raimundo Colombo, destacou o potencial da relação com o Panamá para acessar novos mercados consumidores para produtores de Santa Catarina. “O Panamá oferece incentivos para que produtos de outros países possam ser empacotados nas zonas francas panamenhas, recebem selo de origem do Panamá e, assim, possam acessar mercados de países com os quais o Panamá tem benefícios comerciais mais abrangentes do que o Brasil”. Segundo Virmond, isso possibilitaria manter a produção em Santa Catarina e, de quebra, aumentar as vendas para o exterior.

Segundo o vice-ministro de Comércio e Indústria do Panamá, Néstor Gonzáles, o país conta com uma ampla rede de acordos comercial. Atualmente são 19 acordos, com alcance a 60 países. Além disso, Gonzáles pontou a ampliação do Canal do Panamá, a infraestrutura logística e o fato de o país ser considerado o mais amigável no mundo para negócios como pontos de interesse. “O Panamá oferece um bom ambiente para investidores, muito seguro, com estabilidade jurídica e para os seus investimentos”, disse Gonzáles ao apresentar o projeto pelo qual investidores podem solicitar que, por até 10 anos, os seus investimentos sejam garantidos de mudanças nos regimes fiscais.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, avaliou que as trocas comerciais entre o estado e o Panamá ainda é modesta, mas esta relação vem crescendo ao longo dos anos. Em 2016 Santa Catarina exportou para o Panamá US$ 15,7 milhões, basicamente em insumos, e importou US$ 968 mil. As parcerias com o Panamá, segundo Côrte, podem “incrementar as relações comerciais Santa Catarina e o Panamá, os países da América Central, do Caribe e da América do Norte”.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 99952-4504