Regional de Itapiranga integra câmara de assuntos internacionais do núcleo de fronteira
Foto: Vandro Welter – Ascom ADR Itapiranga
Santa Catarina passou a contar com câmara temática para debater assuntos internacionais em busca da integração na faixa de fronteira. A instalação aconteceu na terça-feira, 4, durante a reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira (NFSC) em Dionísio Cerqueira — divisa entre Santa Catarina e Misiones, na Argentina. A regional de Itapiranga esteve representada pelo secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, prefeito, Jorge Welter, gerentes da ADR, secretária municipal da indústria, comércio e turismo, Carlise Werlang, e o comandante do Corpo de Bombeiros, André Rauber.
Além de 215 representantes de entidades e instituições brasileiras, também participaram parlamentares, integrantes da comissão parlamentar do Mercosul da Assembleia Legislativa de SC, diretores do Sebrae e vários representantes do Governo Argentino. A faixa de fronteira integra 82 municípios catarinenses de 11 ADRs.
Para o secretário de Estado do Planejamento e coordenador do NFSC, Murilo Flores, a Câmara de Assuntos Internacionais é um espaço para debater a integração e os problemas comuns aos dois lados, como produção agrícola, tecnologia e turismo. Flores considera exitosa a atuação do Núcleo. Segundo ele, Santa Catarina está buscando caminhos para a integração e os trabalhos iniciaram em 2002. “É um trabalho de muitas mãos que se juntaram. Trata-se de um espaço que tem uma legitimidade muito importante, não apenas na legislação, mas também na prática”, descreveu.
Segundo o secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, a câmara aproxima os municípios dos dois lados da fronteira. “A Câmara de Assuntos Internacionais soma-se ao Núcleo de Fronteira para reforçar os laços de amizade e a parceria entre Santa Catarina e a Argentina, provendo o desenvolvimento mútuo de toda a faixa de fronteira”, comentou Virmond.
Várias autoridades da Argentina participaram do evento e elogiaram a atuação do Governo de Santa Catarina. Segundo o cônsul da Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa, esta é uma das iniciativas mais importantes de Santa Catarina nos últimos tempos. “Será uma grande ferramenta para o progresso dos nossos povos e vai contar com todo o nosso apoio e participação”.
De acordo com o presidente do Bloco de Intendentes, Prefeitos e Alcades do Mercosul, Ramón Ortellado, está-se concentrado em um trabalho cada vez mais conjunto entre vários países e o presente evento é uma importante iniciativa para somar forças para o desenvolvimento da região de fronteira.
O representante oficial do Governo da Província de Misiones (Arg), Sérgio Conde, manifestou grande interesse em aprimorar rotas turísticas por tratar-se de uma atividade que movimenta significativamente a economia. Segundo ele, para desenvolver a região da fronteira existem vários desafios a ser vencidos.
Já o Intendente de Bernardo Irigoyen (Arg), Don Alejandro Fernadez, parabenizou a iniciativa e colocou-se a disposição para contribuir. “Que o Mercosul prossiga avançando e que o Brasil e a Argentina aumentem as parcerias”.
As primeiras pautas da Câmara Temática de Assuntos Internacionais serão a reedição do acordo de cooperação entre Santa Catarina e Misiones, e a regularização da Ponte Internacional Peperi-Guaçú. A liberação da ponte vai desencadear na construção de uma aduana no lado brasileiro para que a nova rota permita ao agronegócio catarinense buscar milho também na Argentina e no Paraguai.
A reunião do núcleo da fronteira ainda teve apresentação dos técnicos das demais câmaras temáticas em áreas como a educação, turismo, agropecuária, saúde, infraestrutura e de controle e segurança.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}