Curitibanos realiza Seminário do Desenvolvimento Econômico Local
O protagonismo dos atores locais, a formulação de estratégias e a tomada de decisões econômicas. Estas são algumas das características do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que realizou nesta segunda-feira, 3, seu primeiro seminário no município de Curitibanos.
“O DEL é um programa da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – e visa construir capacidade de desenvolvimento capaz de apoiar a perspectiva econômica e a qualidade de vida da população”, explica Osmar Vicentin, um dos responsáveis pela implantação do programa em Curitibanos.
O prefeito de Curitibanos, José Antonio Guidi (Dudão), salienta que a participação de toda comunidade é fundamental. “Sabemos que o DEL tem como principal desafio instituir um processo onde parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais trabalhem coletivamente para melhorar as condições do crescimento econômico e geração de emprego”, observa.
O objetivo, segundo Aldo Dolberth, escolhido pelo poder público municipal para ser o agente articulador do DEL é instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento. “É preciso garantir a criação e continuidade de projetos de interesse da comunidade em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município”, enfatiza.
No seminário, foram apresentados dois painéis de análise econômica e projetos de oito câmaras técnicas. No primeiro painel, Oportunidades de Negócios Brasil X Alemanha, o presidente da Acic, Amarildo Niles, falou um pouco da experiência em recente viagem realizada à Alemanha. “A maneira como os alemães se doam para as causas coletivas, melhorando a sua sociedade, a sua qualidade de vida, é algo que nos deixou boquiabertos”, resumiu.
O segundo painel sobre Logística e Atração de Investimentos, contou com a participação do consultor alemão Andreas Dohle. Ele, que atua pela Facisc, ressaltou a importância do planejamento para qualquer ação ou investimento. “O que move o mundo desenvolvido é o planejamento. Com ele já é difícil, imagina sem”, destacou.
Osmar Vicentin, coordenador de projetos da Facisc, fez a moderação deste painel. “Procuramos buscar um case de negócios da região e por isso trouxemos o empresário multisetorial Jaime Cesca. Ele tem um grande visão estratégica nos seus investimentos aqui na região”, sinalizou Vicentin.
Cesca falou da experiência de investir em logística através de uma rede de postos de gasolina na região. “Sabíamos do potencial e da necessidade nessa ramo, especialmente após a confirmação da vinda da empresa Berneck, que movimenta muitas cargas e tem grande demanda de combustível. A nossa visão de futuro nos permitiu obter grande êxito, revertendo em boas divisas para a região”, esclareceu.
As câmaras técnicas apresetadas foram Saúde, Turismo, Desenvolvimento Social, Logística e Distribuição, Educação Empreendedora, Desenvolvimento Industrial, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano.
Em Curitibanos os trabalhos começaram em 2016, e a iniciativa foi alavancada por Acic, Facisc, Prefeitura, Câmara de Vereadores, CDL, Sindicato da Indústria Florestal, Sindicato Rural e Sindicato do Comércio Varejista de Curitibanos, patrocinadores do programa no município.
Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcuritibanos