Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. SC realiza a segunda...

SC realiza a segunda edição do Dia da Família na Escola

No sábado dia 8 de abril, Santa Catarina realiza a segunda edição do Dia da Família na Escola. A atividade é prevista no calendário da rede estadual de ensino e pretende estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

“Teremos palestras, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas. É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte.

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S sistematizam e unificam uma programação para atrair os familiares dos estudantes. A iniciativa foi do Movimento Santa Catarina pela Educação, cuja proposta foi aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, que a transformaram em lei. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi celebrada em abril de 2016.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a participação da família acompanhando a vida escolar dos filhos dentro e fora da sala de aula é fundamental para melhorar cada vez mais a qualidade da educação. “O dia da Família na Escola vem concretizar o desejo de um maior acompanhamento dos pais em toda a trajetória escolar das crianças e adolescentes”.

Um dos estímulos à realização do Dia da Família na Escola é pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo dados os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. “A pesquisa colocou em números aquilo que a experiência e o conhecimento da vida já nos ensinavam”, destaca Côrte.

“Incentivar o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos ou dependentes é um compromisso de todos, do Estado à iniciativa privada, no qual os frutos beneficiam toda a sociedade com uma nova geração mais capacitada para enfrentar os desafios”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo o empresário, além do impacto positivo no aprendizado e no desempenho, o engajamento familiar ainda fortalece o vínculo entre aluno e o ambiente escolar e ajuda a compartilhar os valores e a educação oferecidas nas escolas.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, entende que “não dá para pensar em um futuro sem trabalhar, desde cedo, a formação pessoal e a vida escolar”. O empresário entende que é na formação de base que se começa esta construção. “A escola e a família se complementam e fundamentam para que lá na frente se consiga tomar importantes decisões para a vida”.

“Envolver os pais no dia a dia escolar é importante para melhorar o desempenho dos alunos e para que todos entendam que a formação de cidadãos conscientes é dever tanto da escola como da família. É fundamental também no meio rural, ampliando a qualificação dos produtores a fim de reforçar a importância da permanência no campo”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedroso.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e a formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa SED
Secretaria de Estado da Educação – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 98843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support